São Paulo, sábado, 10 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poeta terá antologia editada em livro de arte

JOSÉ GERALDO COUTO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Sociedade de Bibliófilos do Brasil, fundada no final de 1995 e presidida pelo empresário José Mindlin, vai publicar, em edição de arte, uma seleção de poemas de Manoel de Barros.
Será o primeiro livro editado pela entidade, que pretende publicar um por ano. De acordo com Mindlin, a escolha da obra de Manoel de Barros foi aprovada por unanimidade pelos associados, que por enquanto são "algumas dezenas".
"Não quisemos fazer 'mais uma' edição de textos do Machado de Assis ou do Drummond. Manoel de Barros é um autor que, apesar da excelência de sua obra, ainda não teve todo o reconhecimento que merece", disse o empresário.
O livro deverá ter cerca de 200 páginas e será ilustrado pelo artista plástico Siron Franco. A idéia da Sociedade, segundo Mindlin, é fazer uma tiragem de 120 a 150 exemplares, para distribuição exclusiva entre os membros da entidade, que rateiam os custos da publicação.
Manoel de Barros pediu ao próprio Mindlin que fizesse a seleção de seus poemas. O empresário, por sua vez, pediu que o poeta o ajudasse no estabelecimento de critérios. "Minha única sugestão", disse Barros, "foi que se dividisse o livro em três blocos temáticos: pessoas, coisas e bichos".
Mindlin prevê que a seleção dos textos levará um mês. Depois, a partir das ilustrações de Siron Franco, será feito o projeto gráfico. "É provável que importemos papel de fabricação artesanal para o livro", diz Mindlin. Apesar disso, ele acredita que a edição saia ainda no primeiro semestre.
A Sociedade de Bibliófilos do Brasil, cujos estatutos prevêem um máximo de 200 membros, foi criada nos moldes da Sociedade dos Cem Bibliófilos, que começou em 1945 e era presidida por Raimundo Castro Maia. "Com a morte de Maia, há uns 20 anos, a sociedade acabou", diz Mindlin.
(JGC)

Texto Anterior: Poesia de Manoel de Barros está de volta
Próximo Texto: Autor concilia fazenda e escrita
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.