São Paulo, domingo, 11 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PFL e PSDB disputam Plano Real em Salvador

LUIZ FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

A disputa pela Prefeitura de Salvador (BA) já está se transformando em um confronto entre o PFL e o PSDB para ver quem consegue capitalizar os êxitos registrados na economia brasileira após a implantação do Plano Real.
Na campanha eleitoral para presidente, em 1994, o PSDB baiano apoiou a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) porque o PFL, comandado pelo senador Antônio Carlos Magalhães (BA), aderiu à candidatura de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), indicando o candidato a vice.
No final de 1995, o PSDB baiano conseguiu se reaproximar do Palácio do Planalto e aparar algumas arestas que subsistiram após a campanha eleitoral.
Um possível candidato do PSDB à prefeitura é o deputado federal Domingos Leonelli, que integra o grupo político da atual prefeita tucana de Salvador, Lídice da Mata.
Alguns líderes do partido querem que o candidato seja o ex-governador Waldir Pires, porque Leonelli teria mais dificuldades em aglutinar todos os partidos de esquerda para fazer uma frente contra o candidato do senador Antônio Carlos Magalhães.
ACM
Antônio Carlos se apresenta como um dos principais pilares do governo federal e trabalha a candidatura do presidente da Eletrobrás, Antônio Imbassahy.
Nos últimos meses, Imbassahy tem aparecido na propaganda oficial, em inaugurações de obras -quando esses projetos foram iniciados, Imbassahy estava concluindo o mandato de ACM como governador. O senador está apostando suas fichas para quebrar um tabu: ele ainda não conseguiu eleger um prefeito em Salvador.
Terceiro colocado na última eleição municipal, o deputado federal Pedro Irujo (PMDB) é um forte candidato para vencer a convenção do partido.
Além de ter um bom relacionamento com os empresários, Irujo controla uma emissora de televisão (a TV Itapoan, que retransmite a programação do SBT), rádios e jornais.
Há quase um ano, às segundas-feiras, Pedro Irujo ocupa grande parte dos noticiários matutinos da TV Itapoan e da rádio Sociedade -que possui a maior audiência no Estado.
No PT, que tradicionalmente tem pouco peso eleitoral na cidade, ainda não há consenso para a escolha do candidato.
O partido "rachou" depois que sua principal liderança, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou seu apoio à candidatura do deputado federal Jaques Wagner, ex-líder do partido na Câmara. O outro pré-candidato é o deputado estadual Nélson Pellegrino.

Texto Anterior: CALENDÁRIO ELEITORAL
Próximo Texto: TSE pode vetar campanha de ministros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.