São Paulo, domingo, 11 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bolso define a classificação

MILTON GAMEZ
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma das vantagens da classificação de riscos é permitir às empresas montarem estruturas de captação de recursos sob medida, isto é, com perfil adequado ao quanto se quer pagar aos investidores.
Para uma captação de longo prazo e a baixo custo, que exige uma nota alta, a empresa sob classificação tem que apresentar garantias suficientes de que pode pagar os investidores no futuro.
Já uma captação a um custo maior e por prazo menor exige menos garantias. Cada empresa decide pelo que for mais conveniente, conforme a taxa desejada.
Essa possibilidade é importante na montagem das chamadas SPC (sigla, em inglês, de "special purpose companies"), criadas pelos bancos com propósitos específicos de captação. É o caso da Mappin Trust, montada pelo Unibanco para o Mappin arrecadar fundos emitindo debêntures lastreadas nas compras a prazo de seus clientes.
A Mappin Trust obteve nota Aa da SR Rating, apenas um degrau abaixo da avaliação máxima. Teoricamente, a SPC da rede varejista, que captou R$ 36 milhões no final de 1995, poderia chegar à nota máxima, caso o Mappin apresentasse, por exemplo, mais recebíveis de crediário para lastrear a emissão de debêntures.
(MG)

Texto Anterior: Agências de risco ganham espaço com crise bancária
Próximo Texto: Avaliação se estende à carteira dos clientes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.