São Paulo, domingo, 11 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Avaliação se estende à carteira dos clientes

MILTON GAMEZ
DA REPORTAGEM LOCAL

O principal objetivo da classificação de riscos é dar aos investidores a exata noção da capacidade futura que as empresas emissoras de títulos têm para honrar seus pagamentos.
Enquanto os balanços mostram uma fotografia passada das empresas, o "rating" permite uma avaliação mais segura da situação corrente das companhias, pois desce a fundo na análise da operação que está sendo submetida à nota.
"As auditorias de balanços apenas verificam se as práticas contábeis estão corretas e se as operações são verdadeiras. As agências de "rating" checam a a carteira de clientes das empresas e o comportamento do mercado em que atuam. Por isso podem detectar mudanças de ambiente que afetem sua capacidade de pagamento", explica Sheila Sirota, diretora da SR Rating.
Foi o que aconteceu, recentemente, com a Mesbla Trust, empresa criada pela Mesbla para captar recursos com base no crediário de seus clientes.
A operação, conhecida como securitização de recebíveis, foi classificada num primeiro momento como Aaa, mas a inadimplência dos consumidores derrubou a nota da Mesbla Trust para A. Logo em seguida, a empresa-mãe pediu concordata, mas no final todos os investidores foram ressarcidos no prazo previsto.
"Pedimos para a Mesbla aumentar as garantias das suas debêntures, pois os clientes estavam ficando inadimplentes. Como ela não pode fazê-lo, rebaixamos a nota e o mercado foi avisado de que o risco do papel havia piorado. Mesmo assim, era um bom risco", diz Sheila.
A diretora do Banco Fenícia Norma Carvalho Barbosa foi a responsável pela securitização dos recebíveis da Mesbla, a primeira do gênero no país. Na época, Norma trabalhava no Banco Crefisul.
"A nota mostrou que o papel era bom e tranquilizou os investidores", afirma a executiva.
(MG)

Texto Anterior: Bolso define a classificação
Próximo Texto: Unibanco está sendo reavaliado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.