São Paulo, domingo, 11 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Por que vodca não congela?

Erica Fonseca, 26, publicitária, Vitória da Conquista (BA)

Jaim Lichtig, do Instituto de Química da USP, responde:
"A vodca não congela à temperatura da água pura porque a bebida em questão é uma mistura composta principalmente de água e álcool.
"A porcentagem de álcool varia entre 40% e 50% na bebida.
"A presença de álcool modifica o ponto de congelamento da água, fazendo com que a bebida congele a temperaturas bem abaixo de zero.
"Algo semelhante ocorre quando se adiciona sal à água. A mistura obtida (água salgada) tem uma temperatura de congelamento bem abaixo da temperatura de congelamento da água pura.
"Nota-se que o álcool etílico puro congela a 114 graus Celsius negativos e a água pura a zero graus Celsius à pressão normal."

Correspondência para a seção "Sem Mistério" deve ser encaminhada à Editoria de Ciência (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo - SP), com nome, idade, profissão e endereço. Não serão respondidas cartas com pedidos de aconselhamento médico ou psicológico.

Texto Anterior: O centro da memória
Próximo Texto: A informação e o saber
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.