São Paulo, domingo, 11 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UM SEGREDO DE 17 MIL VÁLVULAS

Cálculos balísticos deram origem aos modernos computadores

HELIO GUROVITZ
EDITOR-ASSISTENTE DE CIÊNCIA

A próxima quarta-feira não será um dia comum na vida do norte-americano Herman Goldstine, 82, secretário-executivo da Sociedade Filosófica Americana. Ele é um dos convidados de um jantar com a presença do vice-presidente dos EUA, Al Gore.
O jantar inaugura as comemorações de 50 anos do que talvez tenha sido o projeto mais importante da vida de Goldstine: o Eniac ("Electronic Numerical Integrator and Computer", Computador e Integrador Numérico Eletrônico). O Eniac foi o "avô" dos atuais computadores, um segredo militar da Segunda Guerra Mundial revelado ao público em fevereiro de 46.
Nesta edição, o Mais! apresenta a história da evolução dessas máquinas desde as primeiras calculadoras mecânicas até a explosão comercial da rede Internet. Em 50 anos, a capacidade de processamento e de armazenamento de dados dos computadores foi multiplicada por mais de 1 bilhão.

Texto Anterior: O fim forçado das contradições
Próximo Texto: UM SEGREDO DE 17 MIL VÁLVULAS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.