São Paulo, quinta-feira, 15 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CNBB recebe nota de franceses

DA REPORTAGEM LOCAL

O secretário-geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), d. Raymundo Damasceno, disse ter recebido ontem nota oficial da comissão social do episcopado da França em que não defende o uso de camisinha como forma de prevenção contra a Aids.
"O texto que recebi não fala sobre o uso de preservativo como meio de evitar o contágio do vírus HIV", afirmou d. Raymundo.
Segundo ele, a nota alerta para a necessidade de os portadores do HIV não serem discriminados e de merecerem respeito e ajuda.
"O documento diz que devemos evitar a condescendência com tudo que se refere ao sexo e uma atitude de condenação das pessoas, esquecendo-se de que elas tiveram um passado que pôde ter condicionado seu comportamento." Para d. Raymundo, "o Estado é quem deve dizer qual o melhor caminho para se prevenir uma doença".
O cardeal-arcebispo do Rio, d. Eugênio Salles, disse que "o simples bom senso nos leva a preferir o ensinamento do papa João Paulo 2º ao parecer de um bispo", referindo-se a d. Albert Rouet.
"Há poucos meses, a Santa Fé destituiu um bispo na França, monsenhor Gaillot, por defender posições em desacordo com o ensino do Magistério Eclesiástico."

Texto Anterior: Preservativo é mal menor, diz padre
Próximo Texto: Papa condenou o uso da camisinha em 89
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.