São Paulo, sexta-feira, 16 de fevereiro de 1996
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Objetivo dita o retorno

MAURO TAGLIAFERRI
DA REPORTAGEM LOCAL

Calcular o retorno que um contrato de patrocínio dá a uma empresa depende dos objetivos que a organização tinha ao assinar o acordo.
Uma conta é a da propaganda indireta -a exposição de uma marca na mídia.
A centimetragem (em meios impressos) e os segundos (nos eletrônicos) em que a marca ficou exposta são medidos. Depois, calcula-se o quanto se gastaria para publicar um anúncio nas mesmas proporções.
O valor obtido é um dos tipos de retorno que a empresa pode ter.
"O automobilismo possui uma riqueza grande em informação visual: carros, macacão, boné, camiseta, além das placas na pista", disse o professor de marketing Luís Carlos Vendramini.
Outra forma de avaliar o retorno é verificar se os consumidores já identificam a marca com a própria Indy.
Além da reação nas vendas. Afinal, todo esse esforço visa a aumentá-las.
(MT)

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