São Paulo, sábado, 17 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petistas tentam se livrar do instituto

Fritsch propôs contribuição optativa

DENISE MADUEÑO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Contrário ao IPC (Instituto de Previdência dos Congressistas), dois deputados do PT tentaram se desligar do instituto.
O maranhense Domingos Dutra (PT-MA), 39, chegou a apelar à Justiça no ano passado, mas não conseguiu seu intento.
Também no ano passado o deputado José Fritsch (RS) tentou se desligar do IPC. Depois de ter o pedido indeferido no Congresso, ele elaborou projeto de lei para tornar facultativa a contribuição.
"Considero o IPC imoral. Sou a favor de um sistema único de aposentadoria para todos os trabalhadores", afirmou. O projeto de Fritsch está em tramitação.
Logo que tomou posse, em fevereiro de 95, Domingos Dutra enviou um requerimento ao IPC pedindo o desligamento.
Seu pedido foi negado em abril de 1995, sob o argumento de que a contribuição era obrigatória. Insatisfeito, Dutra entrou com um mandado de segurança na 16ª Vara da Justiça Federal em Brasília.
O pedido de liminar foi negado, e o deputado foi informado que também lhe será negado o desligamento do instituto.
O deputado afirmou que a obrigação de se filiar ao IPC fere o inciso XX do artigo 5º da Constituição ("ninguém será compelido a associar-se ou permanecer associado").
"Por coerência de princípio e por necessidade material, não posso continuar integrando um clube tão especial e privilegiado como o IPC", argumentou Dutra no pedido ao juiz.
O IPC informou que a contribuição é obrigatória, a exemplo do que acontece com o trabalhador, que, necessariamente, tem descontada de seu salário a contribuição do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social).
O artigo 21 da lei 7.087 diz que "são segurados obrigatórios do IPC, independentemente de idade e de exame de saúde, os congressistas e, quando em exercício, os suplentes de deputado e senador".
Para ter direito ao benefício, no entanto, o parlamentar precisa requerer a aposentadoria.

Texto Anterior: Senadores competem para aparecer na TV
Próximo Texto: Governo retoma montagem de Angra 2
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.