São Paulo, sábado, 17 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Unicamp abre vagas para teste de novo medicamento contra a Aids

BILL SOUZA
DA FOLHA SUDESTE

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas/SP) divulgou ontem a abertura de cem vagas para pessoas que queiram ser voluntárias na pesquisa de um novo medicamento contra a Aids.
O medicamento Indivanir (que antes era denominado pela sigla MK-639) está sendo testado há um ano em 130 pacientes. A pesquisa deve durar três anos.
"Para se inscrever no programa, a pessoa não pode ter tomado qualquer remédio contra o vírus, como DDI, AZT e DDC", afirmou o coordenador da pesquisa, o médico Willian Barros de Abreu, 35.
Segundo ele, o portador do vírus HIV -causador da doença- também não pode ter infecções em decorrência da Aids (como pneumonia) e um nível de CD-4 entre 50 e 250.
CD-4 são células que combatem o vírus da Aids. Esta medida é feita em exame gratuito no HC (Hospital de Clínicas) da Unicamp.
No Brasil, outros três centros realizam a mesma pesquisa em um total de 900 pessoas.
O acompanhamento é feito no Hospital Emílio Ribas, Universidade Federal de São Paulo e Hospital de Clínicas de São Paulo.
O coordenador geral da pesquisa, médico Rogério de Jesus Pedro, disse que o medicamento mostrou bons resultados em pesquisas feitas nos EUA.
"Pacientes tratados com Indivanir, que já foi liberado pelo governo dos EUA com o nome de Crixivar, mantiveram por até 48 semanas níveis baixíssimos de vírus no sangue", disse.
Abreu disse que as inscrições para as vagas podem ser feitas até o dia 28 de março. Mais informações pelo telefone (0192) 39-7755.

Texto Anterior: Decon acha cem cães mortos em residência
Próximo Texto: Rapaz fica ferido em tentativa de roubo ao ex-governador Fleury
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.