São Paulo, domingo, 18 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Evite remédio anti-ressaca

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Náusea, vômitos e dores de estômago são indicadores de que a pessoa exagerou na quantidade de álcool ingerida. Esses sintomas são causados pelo efeito irritativo do álcool sobre a mucosa (revestimento interno) do estômago.
Outro potente irritante dessa mucosa é o ácido acetil-salicílico. Essa substância está presente na maior parte dos remédios disponíveis no mercado para combater o mal-estar gástrico (Sonrisal, Alka-Seltzer e Engov).
Por essa razão, os médicos costumam pedir que os foliões evitem a tradicional receita de tomar um desses comprimido antes e um depois do exagero na bebida.
A combinação entre os efeitos do álcool e do antiácido podem agredir ainda mais a mucosa que reveste o estômago.
Ressaca
Dor de cabeça, tontura, náusea, aversão à luz (fotofobia) e muita sede no dia seguinte aos bailes são sintomas já bem conhecidos de quem abusa do álcool.
Para curar a temida ressaca, nada melhor do que o descanso em um ambiente silencioso e escuro, líquidos em abundância, dieta leve e medicamentos já conhecidos pelos foliões para controlar as dores de cabeça e as náuseas.
(JB)

Texto Anterior: Álcool é o principal "vilão" no Carnaval
Próximo Texto: Comerciante diz que o segredo é "maneirar"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.