São Paulo, domingo, 18 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Camisinha evita doenças sexuais; O NÚMERO; A FRASE; Beber e dirigir facilitam acidentes; Não misture bebidas durante o Carnaval; Reunião vai debater medicina psicossomática

JULIO ABRAMCZYK

Camisinha evita doenças sexuais
A camisinha (foto) é a melhor forma de prevenção contra as doenças transmitidas durante o ato sexual. Essas doenças podem provocar ulcerações nos genitais, tantos dos homens como das mulheres, facilitando a transmissão da Aids.

O NÚMERO
5
...mil casos de Aids, em pessoas de 13 a 49 anos, foram notificados no ano passado no Brasil, na proporção de três homens com HIV positivo para uma mulher com a doença.

A FRASE
"Se beber, não dirija. Se dirigir, não beba."
(De campanha relacionando o alto índice de acidentes com automóveis e o consumo de bebidas alcoólicas)

Beber e dirigir facilitam acidentes
Nos acidentes com automóveis, quase a metade dos mortos é composta por motoristas ou pedestres que beberam demais. Os reflexos ficam muito lentos. Entre visualizar a necessidade de diminuir a velocidade do carro e aplicar os pés nos freios, transcorre o precioso tempo que poderia evitar a colisão. O pedestre alcoolizado, por outro lado, se consegue enxergar o carro que se aproxima, não terá pernas para correr e evitar o atropelamento, devido a sua incoordenação motora.

Não misture bebidas durante o Carnaval
A melhor maneira de evitar a ressaca é não beber demais e evitar misturar bebidas. Para quem bebeu demais, a forma de contemporizar com as consequências é ingerir muito líquido e tomar antiácidos. Em plena ressaca, com dor de cabeça, tontura e dificuldades de concentração, a ingestão de uma outra bebida alcoólica poderia diminuir esses sintomas, mas há referências de que essa medida pode representar o primeiro degrau para o desenvolvimento do alcoolismo crônico.

Reunião vai debater medicina psicossomática
O 2º Fórum Internacional de Medicina Psicossomática será realizado em São Paulo de 15 a 17 de março próximo, quando especialistas nacionais e convidados do exterior debaterão os tratamentos com remédios e os benefícios concomitantes da psicoterapia na abordagem de pacientes clínicos. A reunião é promovida pelo Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Unifesp/EPM e Associação Brasileira de Medicina Psicossomática. Inscrições e informações pelo tel. (011) 815-4319 ou fax (011) 210-6419.

Texto Anterior: 20 DICAS PARA "SOBREVIVER" AOS QUATRO DIAS DE CARNAVAL
Próximo Texto: Evite dedo nicotinado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.