São Paulo, segunda-feira, 19 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Monarquia perde popularidade

DO "THE INDEPENDENT ON SUNDAY"

O sentimento antimonarquista ganha cada vez mais força entre os britânicos, especialmente entre os que têm menos de 25 anos.
Apenas uma em cada três pessoas acredita que o Reino Unido estaria pior sem a monarquia, enquanto 42% acham que a família real é um luxo com o qual o país não tem condições de arcar.
E, pela primeira vez, o número de pessoas que acha que a monarquia vai desaparecer nos próximos 50 anos supera o que acha que ela vai sobreviver no período.
Esses são os resultados de uma pesquisa de opinião do instituto Mori, realizada neste mês. Há uma clara tendência contrária à família real, particularmente contra o herdeiro do trono, o príncipe Charles.
O país se divide: 41% acham que ele será um bom rei, 40%, um mau. O restante diz não saber. Há cinco anos, 82% da população achava que ele seria bom monarca.
A parcela dos britânicos que acha que o país estaria pior sem a monarquia vem caindo dramaticamente: em abril de 1984, 77%; em maio de 1992, 50%; em dezembro de 1994, 40%; hoje, 34%.
O Partido Trabalhista e o Liberal Democrata se dizem comprometidos a reformar a Câmara dos Lordes, o que faria da família Windsor a última a ter posições políticas inatas.

Texto Anterior: Diana não aceita o divórcio
Próximo Texto: Dole recebe apoio às vésperas de primária
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.