São Paulo, segunda-feira, 19 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dole recebe apoio às vésperas de primária

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O senador Bob Dole, favorito na disputa pela candidatura à Presidência dos EUA pelo Partido Republicano (oposição), recebeu ontem o apoio de seu ex-adversário Phil Gramm, que abandonou a corrida na última quarta-feira.
Gramm era considerado até o início do ano o principal oponente de Dole. Mas seu fraco desempenho nas convenções partidárias de Louisiana e Iowa, as primeiras do processo eleitoral, dinamitaram sua candidatura.
Amanhã acontece a primeira eleição primária da temporada, no pequeno mas decisivo Estado de New Hampshire (Costa Leste).
Desde 1964, quando Henry Cabot Lodge derrotou Barry Goldwater (por 35% a 22% dos votos) em New Hampshire e perdeu a convenção nacional, ninguém obteve a candidatura presidencial republicana sem vencer antes no Estado.
A mais recente pesquisa do Instituto Gallup antes do endosso de Gramm a Dole mostra o senador um ponto percentual acima do jornalista Pat Buchanan na preferência dos eleitores (26% a 25%).
O ex-secretário da Educação Lamar Alexander continua em ascensão (20% das intenções de voto na pesquisa do Gallup divulgada ontem), e o empresário Steve Forbes, em queda (12%).
Segundo o Gallup, ainda há 7% de indecisos, que podem dar a vitória a qualquer um dos três primeiros colocados. Deles, Alexander é o que mais vem ganhando apoio de eleitores que se decidem por último no processo.
Há 257.317 eleitores republicanos e 183.905 independentes aptos a votar amanhã em New Hampshire. Eles vão eleger 16 delegados à convenção nacional do Partido Republicano (de um total de 1984).
Os eleitores escolhem uma chapa de delegados entre oito, cada uma delas comprometida com o nome de um dos aspirantes à candidatura republicana.
Além dos quatro com chance de vencer, também concorrem amanhã o senador Richard Lugar (5%, segundo o Galllup), o jornalista Alan Keys (3%), o deputado Robert Dornan (1%) e o empresário Morry Taylor (1%).
O apoio de Gramm a Dole é mais importante a longo prazo. Na última pesquisa de intencão de voto em New Hampshire em que foi incluído, Gramm teve 4%.
O presidente Bill Clinton, primeiro democrata a participar da primária de New Hampshire sem concorrente desde Franklin Roosevelt em 1944, passou o domingo em campanha no Estado.
Ele quer vencer em novembro, como há quatro anos, no Estado que preferiu o candidato republicano em todas as eleições presidenciais de 1972 a 1992.

Texto Anterior: Monarquia perde popularidade
Próximo Texto: Filha afirma que Peres sofreu ameaça de morte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.