São Paulo, terça-feira, 20 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Divididos, republicanos fazem prévia decisiva

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Três aspirantes à candidatura à Presidência dos EUA pelo Partido Republicano, de oposição, estavam em empate estatístico na última pesquisa de intenção de voto antes da primária de hoje, em New Hampshire.
Pat Buchanan (com 26% das preferências segundo o Instituto Gallup), Bob Dole (25%) e Lamar Alexander (20%) fizeram campanha ontem no pequeno Estado da região da Nova Inglaterra (Costa Leste) proclamando-se vitoriosos.
Dole, 72, que na véspera havia recebido o endosso de seu ex-adversário Phil Gramm, ontem ganhou o de outro ex-aspirante à candidatura presidencial republicana, o senador Arlen Specter.
"Se endossos elegessem alguém, Bob Dole já seria rei", ironizou Alexander, que posa como alguém de fora do "establishment" político.
Dole tem o apoio formal de 24 dos 31 governadores republicanos e de 31 dos 53 senadores de seu partido. Seu tema preferido nos discursos ontem foi o de que ele é o único candidato capaz de unir o Partido Republicano.
Buchanan, 57, disse que os políticos tradicionais em Washington estão "em pânico, apavorados" com o crescimento de sua candidatura.
Alexander, 55, argumentou com ênfase que o seu perfil é o mais apropriado para derrotar Clinton em novembro: jovem, moderado, com experiência executiva bem sucedida (como governador do Tennessee).
A previsão do tempo para New Hampshire é de neve pela manhã, seguida de chuva de gelo e chuva durante o dia. Más condições climáticas tendem a favorecer Buchanan, que tem os eleitores mais comprometidos.
A votação começa às 6h locais (8h em Brasília) e termina às 20h (22h em Brasília). Podem votar 257.317 filiados ao Partido Republicano e 183.905 eleitores independentes.
Eles vão escolher entre oito chapas de 16 delegados à convenção nacional republicana, cada uma delas comprometida com um aspirante.
Outros candidatos
Além dos três favoritos, também concorrem Steve Forbes (14% das preferências da pesquisa Gallup), Richard Lugar (4%), Alan Keyes (2%) e Morry Taylor (1%).
Os 16 delegados que irão à convenção nacional serão o que encabeçam as chapas que tiverem mais de 10% dos votos, de acordo com a porcentagem que cada uma delas receber.
O presidente Bill Clinton não tem concorrentes na primária do Partido Democrata em New Hampshire, que se realiza também hoje.

Texto Anterior: Israel marca eleição geral para 20 de maio; Desertor do Iraque pede para voltar; Gabinete japonês quer mar de 200 milhas; Ato pela paz reúne 1 milhão em Madri; França prende 24 suspeitos de terror; Jirinovski convida Clinton para debate; Manuscrito de Einstein vai a leilão em NY; Michael Jackson recebe prêmio em Londres; Cuba proíbe reunião de opositores
Próximo Texto: Buchanan ataca homossexuais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.