São Paulo, quinta-feira, 22 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lançamento de editais para venda de quatro hidrelétricas é atrasado

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

As empresas privadas interessadas na compra de hidrelétricas pediram formalmente (e conseguiram) o adiamento da abertura dos editais de privatização de quatro hidrelétricas, marcada para os próximos dias.
A pedido da Companhia Cataguases-Leopoldina, endossado por várias outras em documentos protocolados no Ministério de Minas e Energia, foi adiada para abril a abertura dos editais de licitação do complexo hidrelétrico de São José e Carrapato, em São Paulo, marcada inicialmente para o dia 29.
Prazos
Os editais foram lançados no final do ano passado.
A nova data é 14 de abril, quase dois meses após a data original.
Esse adiamento provocou um atraso também na abertura dos editais das hidrelétricas de Cubatão (também em São Paulo), Emboque e Bocaina, marcadas inicialmente para março.
A nova data da abertura dos editais destas usinas é 18 de abril (para as duas primeiras) e 27 de abril.
O Ministério de Minas e Energia informou ontem que várias empresas, de um total de quase 400, pegaram os editais no Dnaee (Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica).
Dessas, cerca de 130 -das quais 15% são estrangeiras- se interessam pelo complexo São José/Carrapato.
Argumentos
As empresas argumentaram que do final de 95 para cá, três semanas (nos períodos de Natal, Ano Novo e Carnaval) foram perdidas devido aos feriados prolongados e que precisam de mais tempo para analisar os editais.
Elas reconhecem que não têm experiência na avaliação de editais desse tipo e precisam de mais tempo.
Houve uma mudança também nos editais, a pedido das empresas.
O nível de liquidez (endividamento) exigido das empresas era muito rígido e excluía várias delas da competição, segundo o Dnaee.
A mudança amplia o leque dos interessados.
O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) é o gestor do programa de desestatização do governo federal.

Texto Anterior: Resolução do TSE pode proibir atuação de ministros em campanha
Próximo Texto: Baneb emprestou a custo zero, suspeita BC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.