São Paulo, quinta-feira, 22 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Treinador rebate acusações

DA REPORTAGEM LOCAL

O chimpanzé que aparece nos comerciais da Antarctica, atualmente divulgados pela televisão, não bebeu guaraná durante as gravações, mas sim água de coco.
Essa informação foi prestada ontem pelo treinador de animais Gilberto Miranda, 39 anos, que participou da filmagem do anúncio, como um exemplo de que os animais usados em publicidade são bem tratados.
Miranda procurou ontem rebater as acusações do Ibama, de que existe crueldade no uso de animais em publicidade. O Ibama quer impedir essa prática.
"Os animais que eu treino não são obrigados a fazer o que vai contra a natureza deles. Se me pedissem para colocar uma galinha nadando, por exemplo, não concordaria", disse.
Ele admite, porém, que algumas produtoras de anúncios, interessadas em baratear os custos, acabam usando treinadores que não respeitam os animais.
Para Margot Soliani, 41 anos, diretora de criação da Bridge, agência que cuida da conta do guaraná Brahma, o Ibama estaria exagerando.
A Brahma também entrou na recente rodada dos comerciais com chimpanzés, mas não usou um animal de verdade; apenas truques de computador com base em imagens do animal.
Margot lembra que crianças e mesmo bebês são usados em comerciais e que, como os animais, merecem cuidados especiais durante as filmagens.
Segundo ela, não seria o caso de proibir crianças e animais em comerciais, mas sim garantir que sejam bem tratados.
Margot acrescenta que a maioria dos animais usados em publicidade está acostumada a conviver com os homens.

Texto Anterior: Pacote vai reativar programa do álcool
Próximo Texto: FHC recebe projeto que muda sindicalismo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.