São Paulo, quinta-feira, 22 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Pequenos' marcam 11 gols em 96, 65,5% a menos que há dois anos

RUBENS LEME DA COSTA
DA REPORTAGEM LOCAL

Os times "grandes" seguem sem derrotas para os pequenos no Paulista-96. Nas seis primeiras rodadas, houve 21 confrontos. São Paulo e Santos tiveram suas derrotas em clássicos.
São 17 vitórias, 4 empates e nenhuma derrota, ou seja, dos 63 pontos disputados, os pequenos conseguiram apenas 8 (12,7%). Os "grandes" marcaram ainda 61 gols e sofreram apenas 11.
As contratações de atacantes como Luizão e Djalminha pelo Palmeiras, Edmundo pelo Corinthians, e Valdir pelo São Paulo, e a forte crise financeira sofrida pelas equipes do interior, acentuam ainda mais o contraste no campeonato deste ano.
"Fica muito difícil para nós, treinadores do interior. Você pega, na maioria das vezes, times que têm base de juvenis, e tem que atirá-los aos lobos. Por isso, as derrotas são inevitáveis", afirma o técnico do XV de Jaú, Cilinho.
Para ele, a solução é fazer um trabalho a longo prazo, com ajuda financeira. "Caso contrário, nada mudará."
O XV de Jaú perdeu seus três jogos com clubes "grandes", até agora: para São Paulo (0 x 3), Portuguesa (0 x 3) e Corinthians (0 x 2).
Os "grandes" possuem boa campanha no interior. Em dez jogos, venceram seis e empataram quatro (73,3% dos pontos), marcando 26 gols e sofrendo 10.
Palmeiras, Portuguesa, São Paulo, Corinthians e Santos também possuem um ataque muito mais efetivo.
As cinco equipes, juntas, marcaram 78 dos 143 gols do campeonato (54,5% do total).
Isto significa que, após seis rodadas, cada equipe "grande" faz em média 2,6 gols por partida.
Excluindo a equipe do Juventus, da capital, as outras 10 equipes do campeonato fizeram apenas 59 gols. Isto significa uma média de 5,9 gols por time e, após seis rodadas, 0,98 gol.
A diferença com os dois últimos campeonatos é grande.
Em 94, foram 24 jogos, com 13 vitórias do "grandes", 6 empates e 5 derrotas. Fizeram 46 gols e sofreram 31. Os pequenos conseguiram um terço dos 48 pontos em disputa.
No Paulista-95, em 20 jogos, os times pequenos conseguiram 3 vitórias, 6 empates e 11 derrotas, totalizando apenas 15 dos 60 pontos (25%). Marcaram 18 gols e sofreram 47. (RLC)

Texto Anterior: Paulista-96 tem sete treinadores dispensados nas primeiras rodadas
Próximo Texto: SP domina a Superliga de vôlei com 'forasteiras'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.