São Paulo, quinta-feira, 22 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Cristóvão é a quarta cidade mais antiga do país

Região é tombada pelo patrimônio histórico desde 1938

SÉRGIO AMARAL
FREE-LANCE PARA A FOLHA

São Cristóvão é a quarta mais velha cidade do Brasil. Foi fundada em 1590 por Cristóvão de Barros, às margens do rio Cotinguiba, também conhecido como Sergipe.
A cidade foi capital da Província de Sergipe até 1855, quando foi transferida para Aracaju. A região foi tombada pelo patrimônio histórico em 1938.
São Cristóvão fica a 25 km de Aracaju e é servida por linhas regulares de ônibus. São duas as maneiras de chegar ao local: uma pela BR-101, e a outra pela rodovia João Bebe Água.
A cidade está dividida em duas partes, seguindo sua topografia: "cidade alta" e "cidade baixa". A "cidade alta" é a mais antiga, onde estão os edifícios históricos.
Um dos mais importantes conjuntos históricos fica na praça São Francisco. Lá, é possível ver o Convento de São Francisco, cuja construção teve início em 1658.
À direita do convento está a Ordem Terceira de São Francisco, onde foi instalado um dos mais importantes museus de arte sacra do Brasil. Sua capela é de inestimável valor, com o teto decorado com pinturas de José Teófilo de Jesus, um dos grandes pintores sacros do Nordeste.
Outras igrejas importantes que merecem ser conhecidas são: a Ordem Terceira do Carmo, também conhecida como igreja dos Passos, e a igreja do Carmo.
A igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória data do século 17, mas sofreu reformas que a descaracterizaram em 1837.
A maioria das igrejas está atualmente aberta à visitação. Não é possível fotografar o interior das mesmas por motivos de segurança. São frequentes os roubos de objetos sacros.
Outra opção para visita é o museu de Arte Sacra. O local tem peças em ouro e prata, imagens sacras, sacrários, ostensórios, além de quadros de José Teófilo de Jesus.
Atenção especial deve ser dada à Sala das Rocas, que guarda imagens articuladas em madeira dos séculos 18 e 19. Está instalada na igreja da Ordem Terceira de São Francisco. Abre de terça a domingo, das 9h30 às 18h.
(SA)

Texto Anterior: Passado colonial dá o tom em Laranjeiras
Próximo Texto: Orla de Aracaju foi cenário de novela
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.