São Paulo, quinta-feira, 22 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Orla de Aracaju foi cenário de novela

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Aracaju dispõe de belas praias, mas é bom se informar sobre sua balneabilidade antes de escolher.
Um dos bons roteiros que pode ser percorrido é a chamada Rota Verde. Os passeios por essa região atravessam a praia de Mangue Seco, que ficou famosa ao servir de cenário para as gravações da novela "Tieta", da Rede Globo.
Aracaju se tornou a capital de Sergipe a partir de 1855, com a transferência da antiga capital que ficava em São Cristóvão.
Nessa época, segundo os cronistas sergipanos, Aracaju era um lugar feio com areais e brejos, o que não influenciou na decisão de mudar a capital.
Neste século, Aracaju cresceu e se modernizou, dotada de uma razoável rede hoteleira.
Um dos cartões de visita da cidade é o estuário do rio Sergipe, onde diversos barcos realizam o passeio até Atalaia Nova. O ideal é adiar a volta para o fim da tarde e apreciar o pôr-do-sol.
A tradicional procissão de Bom Jesus dos Navegantes é a mais importante festa de caráter religioso do Estado. Ela acontece desde 1857, sempre no dia 1º de janeiro.
A procissão é fluvial, a imagem é acompanhada por navios, lanchas, saveiros e canoas.
Também já faz parte do calendário de eventos o tradicional Pré-Caju, festejos que antecedem o Carnaval. Nessa folia é comum a presença de diversos blocos e trios-elétricos vindos da Bahia.
O Centro de Turismo está instalado no antigo prédio da Escola Normal, uma construção de 1911. Além das informações turísticas, o visitante poderá adquirir um dos inúmeros pacotes oferecidos, que incluem passeios em catamarãs para conhecer cidades históricas.

Texto Anterior: São Cristóvão é a quarta cidade mais antiga do país
Próximo Texto: Islamismo marca extremo ocidente chinês
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.