São Paulo, quinta-feira, 22 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Série de kung-fu deu vida nova a shaolin

ESPECIAL PARA A FOLHA

Hengshan é uma das cinco montanhas sagradas da China, situada ao sudeste de Datong, perto da cidadezinha de Hunyuan.
Em frente ao monte sagrado, o mosteiro de Heng Shan Si está agarrado na parede rochosa de uma montanha menor.
Fundado por volta do século 6º e dedicado às divindades budistas, taoistas e confucionistas, segundo a crença de que "as três doutrinas são uma", foi várias vezes destruído e reconstruído. A instalação que pode ser visitada hoje data de uns 150 anos atrás.
Luoyang
A cidade de Luoyang, na Província de Henan, foi durante cerca de mil anos o centro cultural, econômico e militar de nove dinastias da China. A cidade foi capital dos wei a partir de 494 d.C.
Nessa época, artistas e artesãos começaram a esculpir as mais de 2.000 grutas artificiais em Longmen -"o Portão do Dragão".
Essas atividades cessaram com a queda da dinastia Tang, no século 9º, quando as grutas e templos foram abandonados.
Como o sítio de Yungang, é uma festa para os admiradores da arte budista.
Shaolin
Foi no monte Songshan -"A Montanha Sagrada do Meio", no mosteiro de Shaolin- que o monge budista Hsian Zang inventou o kung-fu, por volta de 525 d.C.
Várias vezes parcialmente destruído, o mosteiro queimou de vez em 1928. Dizem que um monge cego sem família ficou nas ruínas, e morreu de câncer, em 1941.
Hoje o mosteiro já está reconstruído e, desde 1970 - quando os filmes de kung-fu ficaram famosos-, Shaolin está prosperando. Uns mil alunos praticam a arte marcial, mas a coisa tem o aspecto de um show para turistas.
O maior templo
O Zhong Yue Miao é o maior templo de Henan. Fundado no século 3º a.C., suas construções ganharam o aspecto atual na dinastia Qing, que reinou do século 16 até o início deste.
Chengdu é a capital da Província de Sichuan. Tem cerca de 2,7 milhões de habitantes e -claro- uma história movimentada de mais de 2.000 anos.
A cidade é justamente famosa por suas casas de chá,mas entrou no nosso relato por causa do seu (ainda bem preservado) monumento a Mao Tse-tung.

Texto Anterior: Grutas na Rota da Seda reúnem o melhor da pintura mural budista
Próximo Texto: Pequim merece uma aventura exclusiva
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.