São Paulo, sexta-feira, 23 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente peruano chega no domingo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente do Peru, Alberto Fujimori, 56, desembarca em Brasília no próximo domingo, às 18h, e pode trazer na bagagem o apoio para que o Brasil consiga vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas).
O Itamaraty dá como certo o apoio do governo peruano para obter um assento na ONU.
O embaixador do Peru em Brasília, Alejandro Gordillo, 53, disse à Folha que o governo Fernando Henrique Cardoso está realizando ações em esfera mundial que capacitam o Brasil a ser membro do conselho.
"Ser membro permanente do conselho exige uma presença em nível planetário, não apenas supra-regional ou regional. O Brasil está demonstrando que tem capacidade para fazer isso", afirmou Gordillo.
Fujimori, no poder desde 1990, vem também com a tarefa de intensificar o comércio entre os dois países, que é de cerca de US$ 500 milhões ao ano.
A diplomacia brasileira aposta numa mudança da política externa do Peru, que tenta uma aproximação maior com o Brasil.
Até 1995, a Argentina era o principal aliado do Peru na América do Sul. A venda de armas argentinas ao Equador teria gerado ressentimentos no governo peruano. A venda teria ocorrido durante a guerra entre os dois países por causa da demarcação de fronteiras.
O presidente peruano terá almoço com empresários brasileiros na terça-feira, no Rio, e na quarta, em São Paulo.
Neste dia, recebe membros da Associação Comercial de São Paulo e será homenageado num jantar oferecido pelo Conselho Empresarial Latino-Americano.
Uma das formas de intensificação do comércio pode se dar por meio da construção de uma rodovia que ligue o Brasil ao Pacífico.
Na segunda-feira, Fujimori terá reunião de trabalho com FHC. O presidente peruano vai ser homenageado com um almoço no Itamaraty e retribui com jantar na Embaixada do Peru. Na terça-feira, viaja para o Rio.

Texto Anterior: FHC não vai se opor a acordo TST-petroleiros
Próximo Texto: Sem-terra presos devem iniciar greve de fome
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.