São Paulo, sexta-feira, 23 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Garimpeiros reivindicam área de jazida

DA AGÊNCIA FOLHA

Manifestantes bloquearam ontem o acesso ao garimpo de Serra Pelada, em Curionópolis (630 km ao sul de Belém-PA), em protesto contra a suposta presença da Companhia Vale do Rio Doce em terras de garimpeiros. Cerca de cem policiais militares estavam no local para evitar conflitos.
Segundo Manoel Barreto Filho, 40, vice-presidente do Sindicato dos Garimpeiros de Curionópolis, a Vale do Rio Doce estaria invadindo uma área dos garimpeiros.
Ele disse que a superjazida de ouro descoberta recentemente pela Vale não está em Serra Leste, e sim em Serra Pelada, em solo dos garimpeiros, e que os garimpeiros descobriram essa jazida em 1979.
"Essa área pertence de fato à Vale do Rio Doce. A empresa está em fase de pesquisas", disse o gerente da estatal David Leal, 42.
Leal afirma que a jazida está a dois quilômetros de distância de Serra Pelada. "A gente espera que eles (garimpeiros) tenham bom senso e percebam que a área pertence à Vale e que não é possível a lavra manual."

Texto Anterior: MST ocupa Procuradoria em Prudente
Próximo Texto: Filme reabre polêmica sobre sequestro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.