São Paulo, sexta-feira, 23 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC deve enfrentar protesto em Caxias

DANIEL BRAMATTI; LÉO GERCHMANN

Do enviado especial a Caxias do Sul e da Agência Folha, em Porto Alegre
Principal estrela da inauguração da 21ª Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS), o presidente Fernando Henrique Cardoso deve enfrentar hoje protestos de agricultores por causa do baixo preço mínimo do produto, de R$ 0,15 por quilo.
"O preço mínimo fixado pelo governo e pago atualmente pelas indústrias não cobre nem a metade do custo de produção, que é de R$ 0,31 por quilo", disse ontem o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caxias do Sul, Raimundo Bampi.
Em nome de 14 sindicatos da serra gaúcha, Bampi quer entregar a FHC um dossiê com dados sobre a crise que atinge os produtores.
Segundo ele, o governo fixou de propósito o preço mínimo em um patamar baixo para que o mercado absorva toda a safra e a Companhia Nacional de Abastecimento não tenha de fazer aquisições.
A chegada de FHC ao Rio Grande do Sul está prevista para às 10h30 na Base Aérea de Canoas (a 15 km de Porto Alegre). De lá, ele segue de helicóptero para Triunfo (a 69 km da capital), onde visita a Copesul (Companhia Petroquímica do Sul) e almoça com executivos. Ele chega a Caxias às 13h45.
FHC discursará na abertura da festa e assistirá a desfile de carros alegóricos. O retorno a Brasília está previsto para as 18h.
Agentes de segurança vistoriaram ontem os trechos por onde o presidente passará. Essa é a primeira visita de FHC ao Estado em seu governo.
Com ele estarão os ministros Nelson Jobim (Justiça), Odacir Klein (Transportes), José Eduardo de Andrade Vieira (Agricultura), Raimundo Brito (Minas e Energia) e Paulo Renato Souza (Educação).
(Daniel Bramatti e Léo Gerchmann)

Texto Anterior: CUT teme revisão do acordo
Próximo Texto: Programa de rádio trata da produção agrícola
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.