São Paulo, sábado, 24 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidentes abrem festa desde 1950

Primeira edição aconteceu em 1932

DA REDAÇÃO

Oficialmente, a primeira Festa da Uva aconteceu em 5 de março de 1932. Três outros anos, porém, haviam sido marcados pela mesma espécie de comemoração na cidade gaúcha de Caxias do Sul -1890, 1925 e 1931.
A tradição de inaugurar a festa com o presidente da República começou em 1950, com o marechal Eurico Gaspar Dutra.
Cumpriram esse ritual os presidentes Getúlio Vargas, Janio Quadros, Humberto Castello Branco, Costa e Silva, Emílio Garrastazu Médici, Ernesto Geisel, João Baptista Figueiredo, José Sarney e Itamar Franco.
A Festa da Uva mais famosa foi a de 1972, inaugurada por Médici. Foi em 19 de fevereiro daquele ano que aconteceram as primeiras transmissões em cores da televisão brasileira -a cerimônia de inauguração e o tradicional desfile de carros alegóricos, que conta a saga dos imigrantes italianos no Sul.
As reivindicações também já fazem parte do cenário.
Figueiredo enfrentou protestos em 81 e 84. Em 81, ao ouvir as reivindicações de trabalhadores e viticultores, respondeu: "Se eu não tivesse boa vontade não estaria aqui. Acontece que eu tenho boa vontade, mas não tenho dinheiro".
Na última festa, em 94, o então presidente, Itamar Franco, evitou ser fotografado com modelos. Ele ainda estava sob efeito do Carnaval no Sambódromo carioca, quando foi fotografado ao lado da modelo Lílian Ramos -que estava sem calcinha.

Texto Anterior: País gasta R$ 1,4 bi com trigo
Próximo Texto: Déficit público em 95 é o maior da década
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.