São Paulo, domingo, 25 de fevereiro de 1996
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Cor vira regra nos Estados Unidos

DE NOVA YORK

O uso de cor nos jornais norte-americanos é uma tendência que apareceu no início da década de 80 e vem se consagrando desde então. Pesquisa da American Newspaper Publishers Association de 1995 indica que 97% dos jornais dos EUA usam fotos e gráficos coloridos em suas páginas pelo menos uma vez por semana. A porcentagem de jornais que usam cor diariamente é de 86%.
O "The New York Times" foi um dos últimos a adotar o uso de fotos e ilustrações coloridas em suas páginas. Em junho de 1993, o "The New York Times" inaugurou parque gráfico de US$ 450 milhões em Edison (Nova Jersey), que permitiu que partes do jornal pudessem ser impressas a cores.
A experiência começou na capa do caderno de resenha de livros, publicada aos domingos. Em outubro de 1993, se estendeu para os cadernos de imóveis, turismo e automóveis, que também só circulam aos domingos. Até o fim de 1998, o jornal pretende introduzir as fotos coloridas em sua primeira página. Para isso, investiu cerca de US$ 280 milhões na construção de outro parque gráfico em Queens (subúrbio de Manhattan).
A decisão do "The New York Times" de usar cor foi considerada por designers gráficos como a mais importante conquista da imprensa norte-americana nos últimos anos.
Nos próximos cinco anos, a previsão é de que todos os jornais dos EUA estarão usando fotos coloridas em suas primeiras páginas diariamente.
Com a adesão do "The New York Times", o "The Wall Street Journal", especializado em finanças, passará a ser o último dos grandes jornais norte-americanos a não usar cor.
Apesar de o uso de cor ser difundido entre quase todos os jornais norte-americanos, o número de veículos que adotaram a cor total (em todas as páginas) ainda é restrito.
Entre os jornais regionais (que circulam em todo o Estado), um dos únicos a adotar a cor total foi o "Orlando Sentinetal", da Flórida. O jornal -que tem 53 anos- começou a usar cor total em 1989.
No mesmo ano, o "The Christian Science Monitor" -jornal ligado a grupos católicos conhecido por seu caráter interpretativo- quebrou uma tendência de 80 anos e virou "full color". As maiores revistas norte-americanas também adotaram a cor total. A "Newsweek" e a "Times", por exemplo, só publicam fotos coloridas.

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