São Paulo, domingo, 25 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo projeto usa letra exclusiva

DA REPORTAGEM LOCAL

A novidade começa pelos títulos. A partir do dia 3, eles passam a sair com uma letra criada especialmente para a Folha. Mudam também o logotipo na Primeira Página, as letras de textos, de gráficos e de legendas de foto. A Folha está mudando porque as novas letras tornam a leitura mais cômoda.
A letra de títulos, chamada Folha Serif, foi criada pelo holandês Lu(cas) de Groot e pelo alemão Erik Spiekerman, do escritório MetaDesign de Berlim (veja ao lado). Só a Folha pode usá-la na América do Sul.
A preocupação com conforto na leitura é recente na história da imprensa -tem cerca de 70 anos. Nos últimos 20 anos, porém, a criação de letras mais confortáveis para a leitura passou por um incremento maior do que nos 2.000 anos anteriores. As novas letras são criadas em computador, o que permite ajustes milimétricos impossíveis de se obter quando eram moldadas em chumbo. Veja que tipo de ajustes foram melhorados em letras como as da Folha:
* Olho: nome da bolinha do "o" ou "p". Quanto maior, como nas novas letras da Folha, mais fácil é a leitura.
* Ascendente e descendente: o primeiro nome designa a parte extrema superior da letra "t" ou "l", por exemplo"; descendentes é a parte extrema inferior do "p" ou "q". Nas letras do novo projeto gráfico, elas são mais confortáveis por causa da relação que há entre essas hastes e o centro da letra.
* Entrelinhas: espaço que separa uma linha de outra. Quanto mais definida for a separação, mais confortável será a leitura. Isso acontece com nova letra da Folha.
"A Folha é o primeiro jornal brasileiro que faz uma reforma partindo do elemento gráfico mais básico, a letra", diz a designer Eliane Stephan, autora do novo projeto gráfico do jornal.
Segundo ela, isso só foi possível porque a Folha foi pioneira no uso intensivo de quadros e de cor e acumulou um conhecimento gráfico único no Brasil.

Texto Anterior: Cor total chega a todas as edições em agosto
Próximo Texto: Mudanças gráficas tornam a leitura mais ágil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.