São Paulo, domingo, 25 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teens 'enforcam' 1ª semana de aula

Para eles, falta não afeta desempenho

LUCIA MARTINS; AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

O estudante Paulo Luis Barbosa dos Santos, 13, teve que passar este final de semana fazendo o dever de casa de português: ler um livro de 160 páginas. Seus colegas de classe tiveram uma semana a mais para fazer a mesma tarefa.
Paulo não se importa. Como compensação pôde ficar uma semana a mais no Guarujá (87 km de SP) com a avó e a tia.
Anita Erbela Hourneaux de Moura, 14, também decidiu começar a estudar só depois do Carnaval. Ela terá que se esforçar para recuperar a matéria da primeira semana de aula.
Anita está em Presidente Venceslau (635 km a oeste de São Paulo) e só volta hoje, apesar de as aulas terem começado no último dia 12.
Anita conta que teve duas boas razões para alongar suas férias na cidade do interior paulista. Sua mãe e seu namorado moram lá e, por causa da distância, ela não pode visitá-los com frequência.
"Acho que o peso maior é do namorado", afirma a delegada Denise de Castro, 36, mãe de Anita.
Para Denise, uma semana não vai comprometer o desempenho da filha. "Uma semana é importante, mas ela insistiu e, como aqui é tão longe, acabei concordando."
Apesar de Anita e Paulo afirmarem que muitos colegas fizeram o mesmo (faltaram nas primeiras semanas), os diretores de escolas afirmam que a taxa de faltosos em fevereiro é insignificante. "É quase a mesma do resto do ano", diz Mauro Aguiar, diretor do colégio Bandeirantes (zona sul de SP).
Sylvio Gomide, presidente do Grupo -sindicato que reúne 57 escolas particulares- e diretor do colégio Mater Dei (zona sul), concorda. "Tivemos algumas faltas ontem (quinta) e hoje (sexta). Mas nas primeiras semanas foi normal."
(LM e AB)

Texto Anterior: Procura aumenta 30% nas academias
Próximo Texto: Agência de emprego usa 'ano novo' em anúncio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.