São Paulo, domingo, 25 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Agência de emprego usa 'ano novo' em anúncio

LUCIA MARTINS; AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

"Se o ano começa só depois do Carnaval em 1996, depois da folia e das férias, venha trabalhar conosco", dizia o anúncio da agência de empregos Manpower publicado no último domingo na Folha.
A idéia de publicar o anúncio surgiu depois da análise feita pela direção da empresa, que constatou um aumento de 30% no número de candidatos que procuram a agência depois do Carnaval.
Só em São Paulo -a agência tem filiais em oito Estados- a agência recebe 6.000 candidatos a vagas de empregos em março.
"Quando acaba a folia, as pessoas caem na real e começam a procurar emprego", afirma Edson Belini, 43, diretor de marketing da empresa.
Maria da Graça Gomes, 26, está desempregada desde dezembro, mas esperou passar o Carnaval para começar a procurar um novo emprego. Maria era auxiliar de escritório em uma grande empresa (ela não quis dizer o nome) e foi demitida com outros três colegas.
Nos dias seguintes à demissão, Maria ainda tentou procurar uma vaga nos jornais, mas conta que foi inútil. "Em dezembro, a maioria das empresas não contrata ninguém. Em janeiro, muitas ainda dão férias coletivas aos funcionários. O jeito foi esperar passar tudo", afirma.
Desde a última quinta-feira, Maria acorda cedo, compra jornal e sai percorrendo, de ônibus, todos os endereços de possíveis empregadores.
Comércio
A ausência de turistas e a fuga do paulistano para o litoral em fevereiro também são sentidas pelo comércio. As vendas caem 15% neste mês. Tudo fica parado. Os comerciantes não repõem seus estoques e as lojas ficam vazias.
"O ano só começa mesmo em março", diz Elvio Aliprandi, presidente da associação comercial.
Segundo ele, muitas lojas que fornecem materiais para a indústria ficam completamente paralisadas até março. "Algumas chegam até a fechar", afirma.
(LM e AB)

Texto Anterior: Teens 'enforcam' 1ª semana de aula
Próximo Texto: Publicitários não crêem em marketing nas férias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.