São Paulo, domingo, 25 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Guarda alta; Natureza do golpe; Visão do licitante; Cronograma mantido; Na lanterna; Problema na largada; No atacado; Flexionando o músculo; Pelo bolso; Força de atração; Metáfora afiada; Momento oportuno; Abertura dimensionada; Há tempo; Por trás das compras; Virada prevista; Uma nota; No ranking; Quarto lugar

Guarda alta
O Banco do Brasil está recebendo fortes e insistentes pressões para não levar adiante uma licitação nacional com objetivo de contratar serviços de segurança armada.

Natureza do golpe
Empresas de segurança estariam tentando impugnar a licitação levantando dúvidas sobre os termos da licitação. O BB tem respondido aos interessados e sustenta que as objeções não procedem.

Visão do licitante
Na interpretação do BB, as empresas descontentes provavelmente não preenchem os requisitos necessários para participar da concorrência. O banco vê a licitação como moralizadora e draconiana.

Cronograma mantido
A licitação do BB -avaliada em R$ 10 milhões por mês- começa na terça para o Rio, Minas, Paraná e Rio Grande do Sul. Em São Paulo, as propostas serão entregues a partir de 5 de março.

Na lanterna
A Renault ainda não conseguiu contabilizar a venda de carros de janeiro. As outras importadoras divulgaram seus resultados, consolidados pela Abeiva, em meados do mês, como de costume.

Problema na largada
O atraso na divulgação dos dados seguiu-se à transferência, da Caoa para a Renault do Brasil, do controle das importações.

No atacado
A Drogasil inaugura 26 novas filiais até o final do primeiro trimestre, aumentando 30% o número de lojas do grupo.

Flexionando o músculo
Hong Kong -que tem a segunda Bolsa da Ásia e o sexto mercado de câmbio do mundo- toma medidas para tentar manter sua liderança entre os quatro tigres asiáticos, diz o "Financial Times".

Pelo bolso
Hong Kong, colônia britânica que será devolvida à China em 97, estuda a criação de uma segunda listagem de empresas na Bolsa, com exigências menos onerosas.

Força de atração
Outra medida em análise em Hong Kong é a redução de taxas para a entrada de capitais na Bolsa. O conjunto de medidas deverá ser anunciado em março.

Metáfora afiada
Do editorial do boletim "BBT Perspectivas": "A definição do Orçamento pelo Congresso permanece como uma espada sobre o processo de estabilização".

Momento oportuno
A missão do Keidanren ao Brasil, nesta semana, e a visita de FHC a Tóquio, na seguinte, coincidem com a maior abertura do comércio exterior do Japão.

Abertura dimensionada
Os dois eventos foram precedidos pela divulgação de um salto de 16,9% nas importações japonesas em janeiro em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Há tempo
A tendência de aumento das importações do Japão está longe de ter chegado ao auge. Economistas acreditam que o movimento se manterá com a mesma intensidade pelo menos nos próximos meses.

Por trás das compras
Dois fatores estimulam as importações japonesas: o iene valorizado e a recuperação econômica (que se acentuou após a adoção de conjunto de medidas para afrouxar o controle monetário e fiscal).

Virada prevista
Em Tóquio, há até quem acredite que a balança comercial japonesa se torne deficitária dentro de dois ou três anos. O que abre perspectivas para exportadores de todo o mundo, brasileiros inclusive.

Uma nota
A indústria fonográfica britânica ultrapassou a barreira do um bilhão de libras (US$ 1,54 bilhão) em vendas em 95. No último trimestre, a alta foi de 8,8%. Michael Jackson ficou em terceiro.

No ranking
A valorização das ações foi substancial neste ano mas, até meados de fevereiro, não havia sido suficiente para fazer a Bovespa subir no pódio dos mercados emergentes, segundo a Baring.

Quarto lugar
O Bolsa que mais subiu até 16 de fevereiro, em dólar, foi a do Paquistão (34,6%), seguido pela da Turquia (26,9%) e China (22,2%). A alta no Brasil foi de 19,5% no período, diz a Baring.

Texto Anterior: Cliente deve evitar longo prazo
Próximo Texto: Frango na meta do Real
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.