São Paulo, domingo, 25 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banderas faz campanha para González

CYNARA MENEZES
ESPECIAL PARA A FOLHA

Dois fatores -um a favor e um contra Felipe González- podem modificar o quadro das eleições espanholas nesta última semana de campanha: a entrada em cena do ator Antonio Banderas e do grupo terrorista ETA.
O fator Banderas é forte. O mais conhecido e bem pago artista espanhol gravou vídeo de apoio a González que passará a ser exibido pelo candidato nos atos de campanha a partir de amanhã.
Banderas, que cobraria cachê de US$ 5 milhões por filme, afirmou não ter recebido nada pela gravação. "Apesar dos erros cometidos, só a esquerda tem um compromisso real com o mundo artístico e cultural", diz. Ele afirma também sua confiança em González como "homem de Estado".
O ETA (sigla em basco para Euskadi Ta Askatasuna), grupo terrorista que luta de 59 pela independência do País Basco, uma das Províncias espanholas, matou a tiros dois amigos de González em pouco mais de uma semana, demonstrando a impotência do governo para solucionar o problema.
González vem protestando, desde então, contra o "uso eleitoral" do terrorismo pelo PP e, para mostrar alguma ação, mandou prender um dirigente do Herri Batsuna, suposto braço político do ETA.
Na segunda passada, González participou, junto com Aznar, de uma manifestação que reuniu quase 1 milhão de pessoas no centro de Madri, em protesto contra a recente escalada violência.
(CM)

Texto Anterior: Voto deve encerrar era socialista na Espanha
Próximo Texto: O Plano Real é assassino?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.