São Paulo, sexta-feira, 1 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grande SP registra 14 assaltos a banco

DA REPORTAGEM LOCAL

Pelo menos 14 assaltos a banco foram registrados ontem na Grande São Paulo. É o provável recorde desse tipo de crime no ano, mas a Polícia Civil não soube confirmar o fato.
Em janeiro, os dias 5 e 31 tiveram o maior número de roubos a banco, com nove casos cada.
O último dia útil do mês costuma concentrar esse tipo de crime devido ao pagamento de funcionários públicos e ao vencimento de contas.
O delegado Francisco Basile, 43, titular da Divisão de Crimes contra o Patrimônio, disse que a estabilidade da moeda tem incentivado os assaltos a banco.
"Agora, os ladrões não precisam passar logo o dinheiro adiante, com medo de que ele perca o valor. Hoje, eles podem até enterrá-lo no quintal por um tempo."
Basile afirmou que, em fevereiro, foi iniciada ofensiva conjunta das polícias Civil e Militar contra os roubos a banco, que inclui intensificar o policiamento em locais de maior incidência e bloquear algumas ruas.
Ele acredita que ainda seja cedo para avaliar se a iniciativa está dando resultados.
O roubo de ontem com maior valor conhecido ocorreu na agência da Nossa Caixa Nosso Banco da rua João Cachoeira, no Itaim (zona sul). Foram levados R$ 105 mil.
Às 9h25, antes da abertura da agência, um dos ladrões se aproximou da porta e convenceu um vigia a abri-la, alegando ter um documento para assinar.
O vigia foi rendido e outros sete homens invadiram a agência. Os ladrões fugiram em um Monza dourado e duas motos.
Outros quatro bancos estatais foram assaltados. Seis homens roubaram a agência da Nossa Caixa Nosso Banco na avenida Marechal Deodoro, em São Bernardo.
A agência da Caixa Econômica Federal da avenida Antônio Bento, em Santo Amaro, foi roubada por quatro assaltantes.
Às 10h51, três homens invadiram o posto de serviço do Banespa junto ao Departamento Pessoal da Prefeitura de São Paulo, na rua Pedro Tax, em Higienópolis. Eles levaram R$ 400,00 e a arma de um dos vigias.
Ontem também foi roubado um carro-forte do Banespa no Parque Dom Pedro e houve uma tentativa de assalto a um carro-forte do Banespa na Marginal do Rio Taiacó, em Santo André.

Texto Anterior: Presos destroem cadeia pública de Batatais
Próximo Texto: "Ombudsman" da polícia de SP apura supostos casos de tortura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.