São Paulo, sexta-feira, 1 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ana Lontra recebe por Tom Jobim prêmio de melhor disco de jazz latino

DANIELA FALCÃO

O compositor Tom Jobim recebeu anteontem o prêmio de melhor disco de jazz latino no 38º Grammy, o prêmio mais importante da música norte-americana.
A premiação de Jobim não foi televisionada porque apenas 30 das 88 categorias do Grammy são escolhidas para participar do show-cerimônia que é transmitido para o mundo todo. Jobim concorreu com "Antonio Brasileiro", disco lançado em 1994.
A pianista Eliane Elias, 35, que concorria como melhor solista instrumental de jazz perdeu para o saxofonista Michael Brecker.
A cantora canadense Alanis Morisette, 21, foi a grande vencedora do Grammy. Ela foi indicada para seis prêmios e faturou quatro.
O inglês Seal foi outro destaque do Grammy. Ele conquistou três das quatro categorias que estava concorrendo, inclusive a de música do ano com "Kiss of The Rose", tema de "Batman 3".
A maior surpresa foi a não premiação da cantora pop Mariah Carey, que concorria em seis categorias. Carey ficou de fora porque os organizadores do Grammy querem mudar a imagem do prêmio. No ano passado, o Grammy havia sido criticado por premiar cantores água com açúcar e tradicionais, deixando de fora os talentos.
Para evitar erros na premiação de 96, a escolha dos vencedores das quatro principais categorias (melhor disco, álbum, música e revelação do ano) foi feita por um grupo de 25 especialistas.
A cerimônia de entrega foi feita no Shrine Auditorium, em Los Angeles, o mesmo em que acontece a premiação do Oscar. Como sempre, apesar dos ensaios, aconteceram alguns imprevistos.
O comediante Tim Allen, por exemplo, chamou a banda "Hottie and the Blowwfish" de "Hooster and the Blowfish" na hora de anunciar o vencedor na categoria revelação do ano.
Outro imprevisto foi a censura da música "You Oughta Know", que Morisette cantou ao vivo. Como a música tem vários palavrões, a CBS tirou o som em alguns momentos da apresentação.
O cantor Frank Sinatra, que completou 80 anos em dezembro passado, quebrou um jejum de 29 anos sem ser premiado pelo Grammy, e levou o troféu de melhor vocalista pop tradicional por sua performance em "Duets 2".
Eleito o melhor disco de música alternativa, o CD "MTV Unplugged in New York" deu ao Nirvana seu primeiro Grammy.
Stevie Wonder recebeu os prêmios de "reconhecimento da obra" -dado a artistas que desempenharam papel importante na música norte-americana- e de melhor música e cantor de rythm & blues.

Texto Anterior: "Opinião Nacional" comemora três anos e três pontos de audiência
Próximo Texto: Joe Satriani lança novo disco e se prepara para tocar no Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.