São Paulo, domingo, 3 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Centro no HC atende de idosos a drogados

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

O Grea (Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Outras Drogas do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP) está comemora 15 anos de atividades em 96.
O grupo realiza uma média de 400 consultas por mês e dispõe de sete leitos para internação de dependentes de drogas no Instituto de Psiquiatria.
Segundo Arthur Guerra de Andrade, coordenador geral do Grea, o grupo atende hoje pacientes do SUS (rede pública de saúde) e clientes particulares.
Dentro do Grea, funcionam nove ambulatórios distintos: geral, adolescentes, idosos, mulheres, tabagismo, funcionários do HC, população da USP, usuários de drogas endovenosas e dependentes de cocaína e crack.
A fila de espera pode chegar a três meses em ambulatórios como o geral, que atende basicamente pacientes alcoolistas.
O Grea é formado por uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, psicólogos, sociólogo, enfermeiras e médicos psiquiatras.
Os pacientes passam por consultas periódicas com o psiquiatra e frequentam sessões semanais de psicoterapia em grupo.
Além do atendimento ao paciente, o Grea desenvolve atividades específicas com os familiares ou com os colegas de trabalho (no caso do paciente ter sido encaminhado pela sua chefia).
Uma série de pesquisas científicas, desenvolvidas pelos profissionais que trabalham no grupo, estão em andamento nesse momento.
(JB)

Onde encontrar - Grea - r. Dr. Ovídeo Pires de Campos, sem número; Instituto de Psiquiatria (HC-USP). Tel: (011) 3064-4973.

Texto Anterior: Pesquisa apura uso por alunos
Próximo Texto: Operado vive melhor depois do transplante; Remédio transformou cirurgia em uma rotina; Droga inibe a ação de rejeição do organismo; Órgão lança 1ª revista médica em disquete; Especialistas em Aids participam de simpósio; Pesquisador faz palestra em Goiânia; Transplante era feito heróico há 25 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.