São Paulo, domingo, 3 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ECOLOGIA; A PALAVRA; CORAIS; GENÉTICA; COMPORTAMENTO; PRESERVATIVO; MEDICINA; AFRODISÍACO

ECOLOGIA
Cientistas desenvolveram uma técnica para medir a quantidade de gás carbônico da atmosfera terrestre primitiva. Segundo pesquisadores da Universidade Yale (EUA), a densidade de poros microscópicos na folha de plantas -chamados estômatos- permite avaliar quanto gás existia na atmosfera. Segundo a análise do fóssil de uma planta de 395 milhões de anos, a atmosfera primitiva tinha dez vezes mais gás carbônico do que hoje.

A PALAVRA
"É o sonho de todo antropólogo desenterrar o esqueleto completo de um ancestral humano primitivo. Para a maioria de nós, contudo, esse sonho permanece irrealizado."
Richard Leakey (1944-), paleoantropólogo queniano

CORAIS
Quase 2.000 espécies que vivem em recifes de corais podem morrer nos próximos 40 anos devido ao desenvolvimento acelerado em torno das costas tropicais, sugere estudo da Universidade de Maryland (EUA). Segundo a pesquisadora Marjorie Reaka-Kudla, há cerca de 950 mil espécies no mundo que dependem dos corais. Ela afirma que dentro de 40 anos 70% dos recifes morrerão e, com eles, 175.796 espécies de animais.

GENÉTICA
Pesquisadores da Universidade de Lund (Suécia) descobriram um modo de fazer com que plantas de tabaco sobrevivam em ambientes salinos. Os cientistas introduziram o gene de uma espécie de bactéria (Escherichia coli) na planta. O gene do microorganismo fez com que a planta ficasse resistente ao sal. Segundo a equipe, a técnica poderá permitir a plantação do tabaco em ambientes ricos em sal.

COMPORTAMENTO
A velha lei da selva -cada um por si- não vale para os chimpanzés. Segundo pesquisadores do Centro Yerkes de Pesquisas com Primatas, em Atlanta (EUA), os chimpanzés compartilham alimento e cuidados com outros animais do grupo, sabendo que os outros devolverão a gentileza mais tarde. Aqueles que não cumprem o ritual são punidos. Para os cientistas, o comportamento dos chimpanzés, uma espécie de primata, é "íntegro".

PRESERVATIVO
A União Européia fixou em 17 centímetros o comprimento mínimo dos preservativos masculinos. A nova medida foi adotada para que os preservativos possam ser vendidos em 18 países europeus. Segundo Suzanne Larque, do Comitê para a Padronização, não há um tamanho máximo. Segundo ela, a nova norma permite um dos maiores níveis de qualidade do mundo e visa a proteger o consumidor.

MEDICINA
Pesquisadores dos EUA dizem ter descoberto um modo de impedir a multiplicação de células tumorais, segundo estudo divulgado na revista "New Scientist". Os cientistas, da Escola de Medicina Harvard (EUA), descobriram que uma substância produzida pelo organismo, chamada angiostatina, é capaz de bloquear os vasos sanguíneos em tumores em desenvolvimento, freando o desenvolvimento do câncer e impedindo que ele chegue a outras partes do corpo.

AFRODISÍACO
Cientistas peruanos da Universidade Nacional da Amazônia afirmam que o fruto de uma espécie de palmeira amazônica (Mauritia flexousa) é afrodisíaco. Segundo eles, por causa da alta concentração -80%- de um tipo de vitamina chamada tocoferol. Elmer Trevejo, pesquisador da universidade, disse ainda que o fruto tem alta concentração de carotenos (substâncias que levam à produção de vitamina A dentro do organismo).

Texto Anterior: Gordura que não engorda exigiu anos de pesquisa
Próximo Texto: Lucy não era avó do homem, diz paleontólogo que descobriu o fóssil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.