São Paulo, segunda-feira, 4 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ansiedade produz reação desagradável

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

* "Tenho 16 anos e em situações como ir ao médico, escrever no quadro escolar e tirar fotos, meu corpo fica trêmulo (principalmente pernas e mãos), tenho taquicardia, transpiro muito. Isso me incomoda. Como acabar com esse problema?"
Resposta
Tremores, coração batendo mais rápido e transpiração em excesso são sensações que devem estar aparecendo nos momentos em que você fica mais ansioso.
A ansiedade faz seu organismo liberar substâncias que acabam mexendo com seu corpo e produzindo essas reações desagradáveis.
Algumas pessoas ficam mais tensas do que outras em situações em que há uma certa exposição social.
Exemplos clássicos são escrever na lousa, falar na frente de toda a classe, assinar cheques, comer sozinho em um restaurante, ir ao médico etc. Essas pessoas temem ser checadas, julgadas ou observadas.
Às vezes, a ansiedade e os sintomas físicos são tão intensos que a pessoa evita situações em que há uma exposição pública -é o que os médicos chamam de fobia social.
A essa altura você deve estar se perguntando se isso tem cura? Pode relaxar. Você vai ficar bom.
Existem várias formas de tratamento. Alguns especialistas acreditam que enfrentar as situações que geram ansiedade (com o auxílio de um profissional treinado) é a melhor maneira de fazer os sintomas desaparecem gradativamente.
Outra linha defende uma psicoterapia em que você vai procurar descobrir os motivos que levam a tanta ansiedade nos momentos em que há exposição a outras pessoas.
Alguns remédios podem ajudar no controle da ansiedade e das sensações desagradáveis enquanto você está em fase de tratamento. Os mais utilizados são os antidepressivos e os ansiolíticos (calmantes).

jairo.bouer@mandic.com.br.

Texto Anterior: 'Sexo é como droga, só se vacila uma vez'
Próximo Texto: Diferença de idade causa escândalo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.