São Paulo, segunda-feira, 4 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mulas determinaram ocupação

MARCOS SANTILLI
ESPECIAL PARA A FOLHA

As quase 200 lagunas de Mérida são lagos de altitude elevada, cujas águas provêm de geleiras glaciais. Elas proporcionam passeios fascinantes, acampamentos e pesca.
São recursos hídricos de valor inestimável e paisagens inesquecíveis: Laguna Negra, de Los Patos, La Canoa, Venado Inferior, Venado Superior, Sur América, El Oso e Mucubají (a maior). Essas estão situadas no Parque Nacional Sierra Nevada, 190 mil hectares da mais bela paisagem andina.
A ocupação espanhola instalou pueblos a um dia de viagem de mula um do outro. Essas pequenas cidades mantiveram seu nome indígena e hoje se sucedem a cada dez ou quinze minutos de carro.
São cidades charmosas, centros de agricultores, com algum interesse turístico: Apartaderos, San Rafael, Mucuchies, Mucurubá, Escaguey, Cacute e Tabay.
Próximo a Escaguey está Los Aleros, um passeio original. O veículo colorido, imitando um ônibus antigo, transporta visitantes e, no percurso, há uma simulação de assalto por bandoleiros. É um susto.
Perto de Apartaderos, a 3.600 metros de altitude, três cúpulas brancas destacam-se como um cenário de ficção científica.
O Centro de Investigação de Astronomia Francisco J. Duarte é um complexo de estudos avançados com diversas instalações. Os visitantes são acolhidos calorosamente para visitas das 14h às 18h.
A variedade de pontos de interesse é extraordinária. Alpinismo, hiking, trekkings, ciclismo, paragliding, asa delta e hipismo são esportes muito difundidos. Se você não visitar Mérida, ouvirá falar muito de lá.
MR

Texto Anterior: Mérida é recheio de montanhas andinas
Próximo Texto: Semana Santa dura mais em Tiradentes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.