São Paulo, quarta-feira, 6 de março de 1996
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Ação da torre de Cumbica será apurada

GEORGE ALONSO
DA REPORTAGEM LOCAL

A comissão do Ministério da Aeronáutica que investiga as causas do acidente de avião que matou, no último sábado, os músicos do grupo Mamonas Assassinas vai apurar se houve algum tipo de omissão dos controladores de vôo no caso.
O tenente-coronel Juan Vergara, chefe do 4º Serviço Regional de Aviação Civil (Serac-4), disse que o papel dos controladores será um dos fatores que serão investigados e, se houver necessidade, novas recomendações serão feitas.
Ainda que o piloto Jorge Luiz Germano Martins fosse inexperiente (só 170 horas de vôo em Learjet 25, um avião nervoso) e tenha cometido erros, uma das questões que precisa ser respondida é até que ponto o Controle de Radar e a Torre de Cumbica podem intervir para evitar um acidente desse tipo nas "barbas" do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP).
O piloto dos Mamonas não seguiu (por decisão pessoal) a carta de aproximação de Cumbica (que recomenda arremetidas à direita, pelo sul) sobrevoou, à noite, uma região à esquerda (pelo norte) da pista com morros de 3.800 pés de altura (o avião bateu a 3.300 pés), na Serra da Cantareira.
O procedimento mais correto seria arremeter (sem curva) a 6.000 pés e entrar na fila para nova ordem de pouso. A 6.000 pés, ele poderia contornar à direita ou à esquerda sem riscos.
Até a arremetida, Martins não reportou nenhuma falha mecânica e disse que operava em "condições visuais". Resta saber até que ponto o radar que monitora todos os aviões no ar não poderia ter alertado o piloto de equívoco, já que sabe o rumo exato de todos os aviões na área, sua velocidade e sua altitude.
Segundo Vergara, o controle de radar normalmente passa o monitoramento de avião para a torre assim que o avião inicia os procedimentos de aterrisagem.
A Aeronáutica determina que, quando o piloto avisa (ou se ficar evidente ao controle) não dominar a aproximação, o controlador deve descrever o procedimento.
Ontem, em Ribeirão Preto (SP), foram recolhidos documentos do avião na Madri Táxi Aéreo.

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