São Paulo, quarta-feira, 6 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Começa hoje o Festival Internacional de Tampere

Festival da Finlândia traz curtas premiados com o Oscar

AMIR LABAKI
EM TAMPERE (FINLÂNDIA)

Sete programas especiais dedicados aos curtas-metragens vencedores do Oscar são a grande atração do 26º Festival de Cinema de Tampere (Finlândia), que acontece de hoje a domingo. O filme de abertura é o longa "Lumière e Companhia".
Um dos mais tradicionais eventos internacionais dedicados ao formato curta, Tampere abre também hoje sua mostra competitiva. Foram selecionados 76 curtas de 29 países. Nenhum curta brasileiro foi escolhido.
A América Latina é representada por apenas dois curtas chilenos e um mexicano. Fora de competição, haverá ainda uma homenagem ao cineasta argentino Fernando Birri ("Tire Die").
Com 14 títulos selecionados, a Grã-Bretanha lidera a seleção por país. Seu principal representante é ninguém menos que o novo gênio da animação, Nick Park, já duplamente oscarizado. Park apresenta na competição a nova aventura de Wallace e seu cão Gromit, "A Close Shave", e na mostra Oscar seus dois filmes premiados, "O Conforto das Criaturas" (1990) e "As Calças Erradas" (1994). A França e os EUA são os outros destaques.
O feito do ano, porém, é a ampla retrospectiva dedicada à relação do Oscar com o formato curta. Já desde a quinta cerimônia de entrega da estatueta, em 1932, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood está atenta ao cinema de curta-metragem. O curta conquistou esta atenção nada menos que dez anos antes do que o cinema documentário.

O crítico Amir Labaki viaja a Tampere como membro do júri internacional

Texto Anterior: Antônio Nóbrega abre Bienal
Próximo Texto: Buemba! Acordei totalmente hebefrênico!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.