São Paulo, quarta-feira, 6 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Duas Garotas..." usa clichês para desmistificar lesbianismo

BARBARA GANCIA
COLUNISTA DA FOLHA

Lesbianismo pode ser assunto pra lá de enrustido na vida real, mas a julgar pelo interesse que o tema tem despertado no mundo do entretenimento, a homossexualidade feminina saiu do armário.
Veja: ano passado, o espetáculo "Violeta Vita" lotou o Centro Cultural São Paulo, e nesta semana outra peça sobre relacionamento homossexual da escritora Virginia Woolf, "Vita & Virginia", estréia no teatro Hilton.
E, nas locadoras, pode-se encontrar desde o deprimente "Go Fish" até o francês "O Diário Roubado" e o australiano "Almas Gêmeas" -todos sobre lesbianismo entre teens, com final infeliz.
Um novo filme sobre o despertar do lesbianismo entre adolescentes, "Duas Garotas in Love" (The Incredibly True Adventure of Two Girls in Love), com roteiro e direção de Maria Maggenti, acaba de desembarcar nas locadoras.
Randy Dean (Laurel Holloman) é achincalhada pelos colegas na escola pelo jeitão masculinizado e porque vive com a tia lésbica e a namorada dela. Pobre e rude, Randy se apaixona por Evie, uma jovem negra e rica, que a introduz à música clássica e aos poemas de Walt Whitman.
O clichê às avessas da Cinderela e o príncipe em tempos de politicamente correto já seria irritante por si só, não fosse o fato de que o filme é baseado em fatos reais e autobiográficos (como fica claro na dedicatória da diretora, lembrando sua primeira namorada). Para desmistificar o tema, Maggenti opta por contar a história de forma didática, como se bastasse conhecer os bastidores do lesbianismo para compreendê-lo e aceitá-lo. Lógico, na vida real, o buraco é mais embaixo.

Vídeo:Duas Garotas in Love
Direção:Maria Maggenti
Elenco:Laurel Holloman, Nicole Parker
Distribuição:PlayArte (tel. 011/575-6996)

Texto Anterior: Cada mulher tem a estrada que escolhe
Próximo Texto: Antônio Nóbrega abre Bienal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.