São Paulo, quinta-feira, 7 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Listagem inclui até comerciante morto

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

A lista do Banco Nacional com suspeitas de empréstimos fictícios, revelada com exclusividade pela Folha, relaciona empréstimo para o Armazém do Gumercindo Ltda., na cidade de Várzea da Palma (norte de Minas), apesar de o estabelecimento ter sido fechado mais de um ano antes do empréstimo alegado pelo banco.
O armazém foi fechado três meses depois da morte do proprietário, Gumercindo Boas de Souza, ocorrida em 1º de maio de 1986.
Pela lista, o empréstimo de R$ 7.380.966,02 (valores de novembro de 95) do Nacional teria sido feito em 7 de julho de 1987.
Segundo a viúva de Souza, Maria da Conceição de Jesus Boas, 47, o armazém ou o seu marido nunca operaram com o Banco Nacional.
O banco também nunca teve agência na cidade (distante 315 km de Belo Horizonte), onde era feita toda a movimentação bancária.
O nome do armazém aparece na lista como sendo na cidade mineira de Montes Claros, distante cerca de 270 km de Várzea da Palma. No endereço citado (r. Dr. Santos, 61) funcionava uma agência do Nacional, hoje Unibanco.
O negócio estava registrado na Junta Comercial de Montes Claros, município pólo da região norte mineira. O gerente José Argemiro dos Santos, funcionário da extinta agência do Nacional em Montes Claros, confirmou que o armazém funcionava em Várzea da Palma.
"Eu estou com muita vergonha disso. Aqui é uma cidade pequena, e todo mundo vem falar comigo sobre isso", disse à Agência Folha Maria da Conceição.
Segundo ela, o armazém era "muito pequeno" e nele trabalhavam ela, o marido e mais dois funcionários.
"Com esse dinheiro todo eu seria rica. Moro em um barracão aqui em Palma com o meu filho", disse Maria da Conceição.
Maria da Conceição afirmou estar assustada com a citação. "Não tenho conseguido dormir direito por preocupação. Sempre procurei levar uma vida correta, pagar as contas em dia. Estou chateada com isso", afirmou.
Outra empresa aparece na listagem como sendo de Várzea de Palma, a Impalma Imobiliária Palma Ltda. Essa empresa, no entanto, não existe na cidade.

Texto Anterior: Procuradoria pede dados sobre disquete
Próximo Texto: Dow Jones põe BC em 6º
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.