São Paulo, sexta-feira, 8 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fita de conversa será ouvida

DA SUCURSAL DO RIO

A fita com a gravação das conversas entre a torre do aeroporto de Guarulhos e a cabine de comando do Lear Jet em que estavam os integrantes do conjunto Mamonas Assassinas será ouvida hoje, no Rio.
O presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Luís Fernando Collares, afirmou que um dos supostos erros do comandante do avião, Jorge Luiz Germano Martins, pode, em parte, ser explicado pelo costume dos pilotos de recomeçar o trabalho de pouso fazendo uma curva para a esquerda.
No aeroporto de Guarulhos, essa manobra nem sempre é possível: à esquerda fica a serra da Cantareira, na qual o avião bateu. A torre do aeroporto teria recomendado a curva pela direita da pista.
Collares afirmou que o Lear Jet, de prefixo PT LSD, não tinha o GNPS, equipamento que alerta o piloto caso o avião esteja se aproximando de algum obstáculo.
Para ele, o GNPS poderia ter evitado o acidente. Ele disse, porém, que o GNPS não é obrigatório em aeronaves de pequeno porte, como os Lear Jets. Collares disse que os pilotos de Lear Jet não costumam ter formação adequada.

Texto Anterior: 'Eles deixaram de pagar a taxa'
Próximo Texto: Falta treino, diz controlador
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.