São Paulo, sexta-feira, 8 de março de 1996 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Anúncio "imobiliza" família Benetton
CÉLIA DE GOUVÊA FRANCO
Desta vez, o fotógrafo e criador das campanhas publicitárias da empresa, Oliveiro Toscani, fotografou toda a família Benetton em camisas-de-força. Falando à Folha por telefone do escritório da empresa, em Treviso, na Itália, Toscani disse que sua intenção não foi passar uma mensagem clara, definida. "Cada um vai entender a foto conforme seu passado e suas posições políticas e pessoais. Quem tiver problemas com a família, por exemplo, vai entender a fotografia de modo diferente de quem é feliz com os irmãos, os filhos", disse. Toscani disse que Luciano Benetton, o presidente do grupo, e seus três irmãos mais os sobrinhos concordaram em posar para a foto exatamente porque são a única família controladora de uma empresa de porte que faria isso. Para ele, o anúncio comprovaria que a Benetton segue o princípio de que o lado comercial da empresa deve ser condicionado pelo trabalho criativo -e não ao contrário, como ocorre com a maioria. Toscani é o principal responsável pelos anúncios controvertidos que acabaram sendo a marca registrada da publicidade da Benetton, desde 1984. Uma das peças recentes mostrava um portador de Aids morrendo, rodeado pela família. O próprio Luciano Benetton já apareceu, nu, em outra foto de Toscani. O empresário é um dos investigados por causa da falência fraudulenta da Fiorucci, marca em que a Benetton participou até 1989. Toscani lança no Brasil, em abril ou maio, seu livro "Ciao, mamma", sobre sua vida pessoal. Texto Anterior: Governo pretende boicotar usinas Próximo Texto: Publicidade leva 5% das vendas Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |