São Paulo, sexta-feira, 8 de março de 1996
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Anúncio "imobiliza" família Benetton

CÉLIA DE GOUVÊA FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Um novo anúncio da Benetton vai ser divulgado no Brasil neste final de semana e, como sempre ocorre com o grupo italiano, deve provocar polêmica.
Desta vez, o fotógrafo e criador das campanhas publicitárias da empresa, Oliveiro Toscani, fotografou toda a família Benetton em camisas-de-força.
Falando à Folha por telefone do escritório da empresa, em Treviso, na Itália, Toscani disse que sua intenção não foi passar uma mensagem clara, definida.
"Cada um vai entender a foto conforme seu passado e suas posições políticas e pessoais. Quem tiver problemas com a família, por exemplo, vai entender a fotografia de modo diferente de quem é feliz com os irmãos, os filhos", disse.
Toscani disse que Luciano Benetton, o presidente do grupo, e seus três irmãos mais os sobrinhos concordaram em posar para a foto exatamente porque são a única família controladora de uma empresa de porte que faria isso.
Para ele, o anúncio comprovaria que a Benetton segue o princípio de que o lado comercial da empresa deve ser condicionado pelo trabalho criativo -e não ao contrário, como ocorre com a maioria.
Toscani é o principal responsável pelos anúncios controvertidos que acabaram sendo a marca registrada da publicidade da Benetton, desde 1984. Uma das peças recentes mostrava um portador de Aids morrendo, rodeado pela família.
O próprio Luciano Benetton já apareceu, nu, em outra foto de Toscani. O empresário é um dos investigados por causa da falência fraudulenta da Fiorucci, marca em que a Benetton participou até 1989.
Toscani lança no Brasil, em abril ou maio, seu livro "Ciao, mamma", sobre sua vida pessoal.

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