São Paulo, sexta-feira, 8 de março de 1996
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Origens 1; Origens 2; Aumento 1; Aumento 2; Chile

Origens 1
A Moet & Chandon volta a utilizar tonéis de carvalho na modelagem dos seus vinhos (pelo menos na sua filial argentina, Bodegas Chandon). Após décadas descartando o uso de madeira nas receitas que dão forma aos goles da firma, o braço dos pampas da casa francesa lançou no mercado platino dois vinhos temperados com carvalho.

Origens 2
Os novos vinhos, o Renaud Poirier, um branco de uvas Chardonnay safra 94, e o Paul Galard, um tinto a base de Malbec, safra 93 -que formam parte da linha varietal das Bodegas Chandon- foram fermentados e amadurecidos em tonéis de carvalho importados da França. Resta torcer para que apareçam logo por aqui.

Aumento 1
Segundo a revista norte-americana "Wine & Spirits", as vendas de vinho nos EUA subiram após a edição do programa "60 Minutes" (exibido no Brasil pela emissora GNT) que focalizou os benefícios na saúde provocados pelo consumo moderado da bebida. O programa incluiu os resultados de um estudo realizado na Dinamarca.

Aumento 2
O estudo dinamarquês mostra que o menor índice de mortalidade (especialmente por problemas cardiovasculares) está entre os indivíduos que consomem entre quatro e cinco copos de vinho por dia. O consumo de tintos, segundo a revista, teria subido cerca de 26% nas duas semanas seguintes a entrada no ar da edição do "60 Minutes".

Chile
Jess Jackson, dono de um dos maiores impérios vitivinícolas americanos, a Kendall-Jackson, lança em breve no mercado americano os Viña Calina, linha de vinhos chilenos com os tintos Cabernet Sauvignon 93, Cabernet Franc e Merlot 94 e o branco Chardonnay, todos na faixa de US$ 20,00.

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