São Paulo, sexta-feira, 8 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BRINCANDO DE DEUS

Certas notícias têm a estranha propriedade de ser, ao mesmo tempo, motivo para grande celebração e preocupação. É o caso da nova técnica de clonagem de ovelhas. Quando melhor desenvolvida, ela permitirá a criação de milhares de seres idênticos e com a possibilidade de as células embrionárias serem geneticamente modificadas.
Além de obter animais de melhor qualidade, abre-se a perspectiva, por exemplo, de criar vacas que produzam leite com certas proteínas capazes de curar doenças humanas.
De outro lado porém, milhares de indivíduos idênticos são um potencial fator de destruição -por competição- com as espécies naturais, o que levaria à perda de patrimônio genético da natureza, com todas as terríveis consequências que isso pode trazer para a própria humanidade.
Mais grave é o caso da ainda remota possibilidade de clonagem de homens. Poder-se-ia, por exemplo, criar um ser humano com o fim único de servir como um banco de transplantes. Pior é imaginar o pesadelo nazista da "raça perfeita" ou o "1984" de Orwell, que estaria agora adiado apenas em algumas décadas.
Como é impossível ignorar tanto os benefícios que a clonagem com manipulação genética pode trazer à humanidade como seus riscos, torna-se urgente criar um código de ética internacional que regule esse tipo de pesquisa. É extremamente perigoso brincar de Deus.

Texto Anterior: GANHOS DO REAL
Próximo Texto: Cadê Beto e Sávio?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.