São Paulo, sábado, 9 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Voluntário reduz mortalidade

DA REPORTAGEM LOCAL

O trabalho dos voluntários da Pastoral da Criança em todo o país reduz cerca de 40% o índice de mortalidade de crianças de até um ano de idade. Nas regiões onde a pastoral não atua morrem 50 bebês em cada mil por ano.
Cerca de 76.967 voluntários trabalham gratuitamente em todo o Brasil. Seu trabalho consiste basicamente em levar às comunidades carentes noções de higiene e de educação alimentar. Os voluntários também alertam para a importância do aleitamento materno e do pré-natal.
No país inteiro, mais de 2 milhões de crianças recebem ajuda dos voluntários da Pastoral. "Nosso objetivo é elevar a qualidade de vida em comunidades carentes", diz Zilda Arns Neumann, coordenadora nacional da Pastoral.
A Pastoral também está treinando grupos de voluntários para começar a trabalhar com a terceira idade e com problemas de violência familiar.
Esta semana, 21 pessoas começaram a ter aulas em Fortaleza (CE). O objetivo é que esses voluntários possam orientar famílias sobre estresse, alcoolismo e fazer terapias de grupo. Este ano, esse trabalho só será desenvolvido em Fortaleza, mas a Pastoral pretende expandir o programa para o todo o país em 97.
Ainda este mês, a Pastoral começa a treinar voluntários em Curitiba para que eles aprendam a lidar com pessoas de mais de 60 anos. A idéia é que os voluntários façam visitas, promovam reuniões e orientem sobre problemas de saúde.
Qualquer pessoa pode se tornar um voluntário. Quem estiver interessado deve ligar para a Pastoral da Criança em sua região. O telefone da Coordenação Nacional das Pastorais é (041) 322-0704. Em São Paulo, o interessado pode obter informações pelos telefones (011) 604-9581 ou (0194) 337318.
Quem quiser colaborar financeiramente pode se tornar um dos sócios da Anapac (Associação Nacional da Pastoral das Crianças). O sócio tem que doar no mínimo R$ 20 por mês. Quem quiser ficar sócio pode ligar para os mesmos telefones acima.

Esta coluna é elaborada em parceria com a Fundação Abrinq Pelos Direitos da Criança, que desenvolve trabalhos nas áreas de saúde, educação, família, comunidade, cultura, trabalho e engajamento empresarial. O endereço para contato é rua Alberto Faria, 473, Pinheiros, CEP 05459-000, São Paulo, Tel. (011) 814-9500.

Texto Anterior: MP pretende mediar ação pró-menores
Próximo Texto: Indenização máxima em acidente aéreo é de R$ 25 mil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.