São Paulo, sábado, 9 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Peugeot terá fábrica de motores no Brasil

Montadora anuncia investimentos

ARTHUR PEREIRA FILHO
ENVIADO ESPECIAL A PARIS

A Peugeot terá uma fábrica de motores no Brasil. Eles serão usados nos carros da marca produzidos na Argentina e também poderão ser exportados para a Europa.
A afirmação é de Yves Barbé, diretor-geral da Peugeot, durante entrevista a um grupo de jornalistas brasileiros na sede da montadora francesa, em Paris.
Barbé não diz quanto a empresa pretende investir, nem quando fará o anúncio oficial. "Sou adepto da diplomacia secreta".
Mas o novo projeto não pode demorar muito. A Peugeot inicia em junho a produção do modelo 306 na Argentina e a fábrica de motores que a montadora tem no país está operando praticamente a plena capacidade.
"O gargalo é o motor", diz Barbé, referindo-se às limitações da unidade argentina.
Ele diz que é possível uma parceria com outra empresa para produzir os motores, até mesmo com a Renault. Mas afirma que ainda não há nada definido.
Segundo ele, uma fábrica de motores já seria viável com uma produção diária de mil motores.
O 306 argentina utiliza o motor de alumínio XU 1.8, que pode ser uma das versões produzidas no Brasil. David Rio, diretor para a América Latina da Peugeot, diz que contatos não-oficiais já foram feitos com alguns Estados.
Montadora Para produzir os carros na Argentina, a Peugeot não necessita investir em mais capacidade de produção.
A fábrica da Sevel, que monta carros para a Peugeot e para a Fiat, pode montar até 800 unidades por dia. Hoje, fabrica menos de 600.
Além disso, os carros da Fiat vão deixar de ser produzidos pela Sevel no final de 97, o que vai dar mais espaço para a Peugeot.
Mesmo assim, Barbé não descarta a possibilidade de instalar uma nova montadora de veículos no Brasil. "Os estudos continuam".

O repórter Arthur Pereira Filho viaja a convite da Peugeot do Brasil.

Texto Anterior: Macarrão deve aumentar 7% a partir da segunda quinzena
Próximo Texto: Governo susta apreciação de processos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.