São Paulo, segunda-feira, 11 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Povos indígenas

NELSON DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

A cada semana, no Jornal Nacional e nos demais, surgem índios coloridos, pintados, com reféns, facões. Ontem mesmo, "índios desocuparam sede da Funai" foi uma das manchetes do dia.
Ontem ainda anunciou-se que o presidente da Funai "deixou o cargo". Ele foi refém dos xavantes, semanas atrás, em cena quase cômica.
A cena também era cômica, no México, até dois anos atrás, quando o "subcomandante Marcos" acuou o Exército. O líder zapatista surgiu no canal espanhol, lembrando:
- 94, para um país como o México, e para muita gente, significou descobrir que havia indígenas neste país.
Foi o ano da revolta. Hoje ele negocia com o governo, mas, ainda nas montanhas, ameaça com uma nova "guerra civil" se nada alcançar. Ele diz o que quer -e conseguiu:
- Reformas constitucionais, que abram espaço aos povos indígenas. O reconhecimento das suas formas de governo, de organização interna. Não se trata de que o governo dê uma escola, um veículo, que é o que o governo queria. Agora ele se viu obrigado a admitir que há um espaço para que os povos indígenas sejam reconhecidos em suas autoridades.
Ele quer autonomia. Não por coincidência, o que os índios brasileiros de ontem queriam era o reconhecimento de seu cacique, na Funai.
On Line
Marcos ficou conhecido por lançar suas idéias na Internet. Do outro lado do mundo, no Irã, a CNN mostrou ontem um aiatolá que está editando na Internet os textos islâmicos. É o Islã On Line.
E outra tribo ou etnia surgiu ontem na C-Span, o canal que cobre ações políticas nos EUA, também na TV a cabo.
É a tribo dos "latinos", que inclui os brasileiros, no caso para ver como reagir aos cortes no orçamento federal para a "nossa comunidade".

Texto Anterior: Reforma do Judiciário divide entidades
Próximo Texto: Bancos temem falta de dinheiro com CPI
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.