São Paulo, segunda-feira, 11 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Habib's acerta

MARCELO CHERTO

A rapaziada do Habib's acaba de dar mais uma bola dentro com o lançamento do kit infantil, uma lancheira de papelão bem colorida com alguns produtos da marca que, segundo as pesquisas, são bem aceitos pela criançada: esfihas, quibe, suco e, como não podia deixar de ser, um brinde-surpresa.
A idéia é atrair mais frequentadores na faixa de zero a 12 anos de idade. O que é inteligente, pois quem, como eu, é pai de alguém dessa idade sabe que a molecada tem forte influência (quando não determina mesmo) na definição do local onde a família vai comer.
Ainda dentro da mesma linha, outra bela sacada dessa empresa franqueadora: a criação de uma linha de personagens infantis, a Turminha Habib's, composta pelo gênio que simboliza a rede e mais uma penca de figurinhas simpáticas, como um camelo super trapalhão, um garoto esperto, uma garotinha, um garotinho ligado em informática, com tipo de mini-cientista maluco e, como não poderia deixar de ser, um vilão, que sempre acaba dando com os burros n'água.
É evidente que o Habib's se inspirou no McDonald's, uma empresa que sabe das coisas e que reconhece que, no geral, a garotada é quem acaba levando os pais para comer. Ainda que os "velhos" é que acabem pagando a conta.
Aliás, os gringos têm isso tão claro que há anos instituíram uma gerência de marketing infantil cuja missão básica é criar atrativos para que os baixinhos arrastem papai e mamãe para as lojas da rede. No que, aliás, são muito eficientes.
*
De acordo com Guilherme Affonso Ferreira, presidente da Arby's brasileira, as mudanças no mercado brasileiro de alimentação estão criando condições para o surgimento de grandes redes de franquias daquilo que os gringos chamam de restaurantes de serviço rápido, um conceito que, em termos de preço e de rapidez de atendimento, se situa entre os fast foods e os restaurantes tradicionais.
Se enquadram nessa categoria, por exemplo, os nacionais América, Vivenda do Camarão e Viena e os estrangeiros T.G.I. Friday's, Hooters e Fuddruckers.

Texto Anterior: A ciência do brinde
Próximo Texto: Pizza Hut implanta novo sistema de atendimento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.