São Paulo, segunda-feira, 11 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morre aos 100 o ator George Burns

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O ator e comediante americano George Burns morreu anteontem em sua casa em Beverly Hills, Los Angeles (Costa Oeste dos EUA), em decorrência de problemas cardíacos.
O ator, que completou 100 anos em janeiro, estava com a saúde debilitada desde 1994, quando sofreu uma queda no chuveiro. O acidente provocou o cancelamento de um espetáculo, em Las Vegas, em homenagem a seu centenário.
A carreira de Burns, cujo nome verdadeiro era Nathan Birnbaum, começou quando ele tinha 7 anos, em Nova York, cantando num grupo infantil. Ele passou a adolescência cantando e contando piadas em pequenos teatros.
Nos anos 20, o ator se casou com atriz Gracie Allen, que foi sua parceira em filmes, espetáculos e programas de TV e de rádio durante 40 anos. Sua estréia no cinema foi em 1932 em "The Big Broadcast".
Burns encantou platéias ao longo de décadas com espetáculos de vaudeville, nos quais cantava dançava e interpretava.
Em 1976, Burns recebeu um Oscar como melhor ator coadjuvante por sua interpretação em "Uma Dupla Desajustada".
No filme, Burns interpretou, ao lado de Walter Matthau, um comediante que atua numa dupla de atores que se detestam.
Depois de completar 80 anos, sua carreira ganhou força novamente, e ele filmou comédias como "Alguém Lá em Cima Gosta de Mim". Quando fez 86 anos, o "New York Times" o descreveu como um "sex-symbol" e, dois anos depois, a revista "Harper's Bazaar" referiu-se a ele como "um dos seis solteiros mais sexies dos EUA".
Sobre seu sucesso depois de já ter completado 90 anos, Burns declarou sobre seu público: "Chegaram ao ponto de me aplaudirem de pé só por eu estar de pé".
Numa ocasião, quando lembrava todos os comediantes que já tinham morrido, Burns comentou: "Não posso me dar o luxo de morrer. Perderia muito dinheiro".

Texto Anterior: Madonna grava cena na sede do governo
Próximo Texto: Sérvios põem fogo em casas abandonadas de Sarajevo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.